Saúde

IMUNIZAÇÃO

FMS abre agendamento da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de Teresina

Com 15 mil casos notificados no Piauí, campanha prioriza público de 10 a 14 anos; veja como agendar

Da Redação com informações da FMS

Terça - 04/02/2025 às 12:09



Foto: Sesapi Vacina contra dengue
Vacina contra dengue

Diante do aumento expressivo de casos de dengue no Piauí, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre, nesta quarta-feira (5), novas vagas para agendamento da vacina contra a doença. A campanha é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e pode ser agendada pelo site da FMS.

O estado já registrou mais de 15 mil casos suspeitos e 10 mil confirmações da doença em 2024, segundo dados do Ministério da Saúde. Para ampliar a proteção desse público, a FMS recebeu um lote com 7 mil doses. No entanto, a adesão ainda é um desafio: “Até o momento, 4 mil pessoas já se vacinaram, mas 3 mil agendaram e não compareceram. Estamos reforçando essa convocação”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.  

O esquema vacinal inclui duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses. Quem teve dengue recentemente deve aguardar seis meses antes de iniciar a imunização. No momento da aplicação, é necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e comprovante de residência em Teresina.  

Onde se vacinar

Para quem vai receber a primeira dose, o agendamento é obrigatório. Já quem precisa da segunda pode comparecer diretamente aos pontos de vacinação, que funcionam a partir do dia 5 nos seguintes locais:  

Zona Leste:  

  • UBS Santa Isabel  
  • Teresina Shopping (13h às 18h)  

Zona Sudeste:  

  • UBS Carlos Alberto (manhã e tarde)  

Zona Norte: 

  • UBS Poty Velho  
  • UBS Parque Brasil  

Zona Sul:  

  • UBS Cristo Rei  
  • UBS Lourival Parente  
  • UBS Porto Alegre

Além da vacinação, o Piauí também recebeu mais de 10 mil testes rápidos para o diagnóstico da dengue. A distribuição será feita conforme os índices de casos registrados nas últimas semanas epidemiológicas, priorizando áreas de difícil acesso a serviços laboratoriais.  

A campanha de imunização segue como uma das principais estratégias para conter o avanço da dengue, especialmente diante do aumento no número de infecções. Para garantir a proteção, basta acessar o site da FMS, agendar a vacinação e comparecer ao posto mais próximo na data marcada.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<