Saúde

EXAMES EM ANÁLISE

Sobe para seis o número de casos suspeitos de sarampo no Piauí

Pacientes de três cidades estão sob investigação do Ministério da Saúde; baixa cobertura vacinal preocupa

Da Redação

Segunda - 02/05/2022 às 10:59



Foto: Print do vídeo Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi
Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) investiga seis casos suspeitos de sarampo no Piauí em 2022. Em entrevista ao Piauíhoje.com, a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, informou nesta segunda-feira (2) que o caso mais recente é de uma criança de dois anos, de Teresina, que foi notificado na última sexta-feira (29). Além deste, outros cinco casos são monitorados: dois em Teresina, dois em São Miguel do Tapuio e um em São Pedro do Piauí.

De acordo com a coordenadora, os exames feitos nos pacientes foram encaminhados para uma análise mais precisa a ser feita em Brasília, por orientação do Ministério da Saúde. Como outras doenças virais também podem provocar bolhas na pele, o Estado aguarda a análise genômica para confirmar a circulação do vírus do sarampo no Piauí.

A Sesapi informou em 18 de abril que surgiram os primeiros casos suspeitos no Piauí, de uma criança e um adulto em São Miguel do Tapuio. No entanto, até o momento, os exames ainda não foram concluídos.

“Por que essa demora dos exames? Porque a gente precisa fazer o diagnóstico diferencial, porque não é só sarampo que tem exantema [bolhas na pele], nós temos várias, rubéola, a própria dengue, a chicungunha, e a gente precisa confirmar um diagnóstico para saber se é ou não a circulação do vírus no estado”, disse a coordenadora.

A coordenadora explica que, além da análise laboratorial, existe um monitoramento dos pacientes: “Todos os casos são investigados, desde a residência, por onde ele andou, se ele viajou ou não, é feito um rastreamento do caso para que a gente tenha essa visão geral dessa situação”, citou.

Sarampo

MINISTÉRIO DA SAÚDE FEZ CAMPANHA DE VACINAÇÃO

No último sábado, o Ministério da Saúde promoveu em todo Brasil a campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo. Em Teresina, foram aplicadas 12.542 doses de vacinas, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, distribuídas em 6.377 contra Influenza e 6.165 contra o Sarampo.

“As crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos receberam uma dose de reforço da vacina do sarampo, independente se já tinham duas doses no esquema vacinal, além de também terem recebido a dose contra a gripe”, explica Emanuelle Dias, da Diretoria de Atenção Básica da FMS.

A Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022 ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza e será voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), além de trabalhadores da saúde que estão sendo convocados para atualizar a situação vacinal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: