Em alusão à campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, conhecida como Outubro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizará o "Seminário de Prevenção da Transmissão Vertical da Sífilis" no dia 6 de novembro, das 8h às 14h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), localizado na Rua Goiás, nº 991, no bairro Ilhota, em Teresina.
O seminário é destinado às equipes de Atenção Básica e Epidemiologia dos municípios piauienses, com duas vagas por cidade. Profissionais dos Hospitais Regionais, da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), comitês de HIV e Sífilis, além de universidades, também podem participar.
O principal objetivo do evento é mobilizar gestores e profissionais de saúde para discutir a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser transmitida da mãe para o bebê, resultando em sífilis congênita.
Karina Amorim, coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesapi, ressaltou que o seminário é uma oportunidade para atualizar os profissionais de saúde sobre os protocolos mais recentes para a prevenção e tratamento da sífilis. "A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em garantir o manejo adequado da doença e, consequentemente, reduzir os índices de transmissão vertical", afirmou.
O evento integra as ações do Outubro Verde, mês dedicado à conscientização e combate à sífilis, visando sensibilizar a sociedade e fortalecer as estratégias de prevenção.
Fonte: CCOM/PI