A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou o cronograma de consultas de triagem para o programa de tratamento de varizes, que será realizado ao longo de 2025. A iniciativa, lançada pelo Governo do Piauí no final do ano passado, tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento de varizes, com a oferta de cerca de 10.192 consultas e mais de 7 mil procedimentos no primeiro semestre do ano.
As consultas de triagem serão realizadas em diversas regiões do estado, com datas já definidas para cada local. O tratamento será feito por meio de escleroterapia, técnica que visa tratar veias dilatadas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e prevenindo complicações vasculares.
Confira as datas de atendimento nas principais regiões:
Região Entre Rios (Hospital Getúlio Vargas – HGV, em Teresina):
- 03 a 08 de fevereiro
- 10 a 15 de fevereiro
- 17 a 22 de fevereiro
- 24 e 25 de fevereiro
Demais regiões do estado:
- Território dos Cocais: 15 a 18 e 20 a 23 de janeiro, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri
- Território dos Carnaubais: 27 de janeiro a 01 de fevereiro, no Hospital Regional de Campo Maior
- Vale dos Rios Piauí e Itaueiras: 27 e 28 de fevereiro e 01 a 05 de março, no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano
- Chapada das Mangabeiras: 14 a 18 de março, no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus
- Serra da Capivara: 20 a 24 de março, no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato
- Tabuleiros do Alto Parnaíba: 07 de março, no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí
- Vale do Canindé: 10 a 12 de março, no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, afirmou que em 2024 o estado já possibilitou o acesso ao tratamento a 3.296 pacientes de 56 municípios, destacando a importância do programa para levar serviços de saúde de qualidade a mais pessoas.
Para participar do programa, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade para se cadastrar no sistema de regulação. Após o cadastro, será agendada a triagem e, caso necessário, o procedimento.
Fonte: CCOM/PI