Saúde

TROCA DE GESTÃO

Saiba quem é Francisco Pádua de Sá, odontólogo que irá assumir a presidência da FMS

Pádua é servidor concursado do órgão desde agosto de 1990 e ocupou vários cargos dentro da Fundação

Dhara Leandro

Quinta - 20/02/2025 às 09:18



Foto: Divulgação/PMT O odontólogo Francisco Pádua de Sá assume interinamente a presidência da FMS
O odontólogo Francisco Pádua de Sá assume interinamente a presidência da FMS

O odontólogo Francisco Pádua de Sá irá assumir interinamente a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) após Charles da Silveira pedir exoneração do cargo.

Pádua é servidor concursado do órgão desde agosto de 1990. É cirurgião-dentista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto. Também tem formação em Informação e Informática em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, e Administração de Cidade pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Ele já exerceu o cargo de cirurgião-dentista na atenção básica na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cristo Rei e como urgentista dos hospitais do Satélite e Promorar.

Na FMS, Francisco Pádua já foi diretor de Informação em Saúde, diretor de Planejamento em Saúde, diretor de Assistência em Saúde, diretor de Administração, chefe de gabinete, diretor Regional de Saúde e diretor de Ações Assistenciais de Saúde. Também já foi presidente do órgão na gestão de Firmino Filho.

Charles da Silveira pede exoneração

Com pouco mais de um mês e meio de gestão, o professor e advogado Charles da Silveira pediu exoneração da presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina nessa quarta-feira (19). A decisão foi pessoal e motivada por "divergências" em questões administrativas.

O gestor preferiu pedir exoneração para manter o bom entendimento com o prefeito Silvio Mendes, de quem é amigo de longas datas.

A curta gestão de Charles da Silveira à frente da FMS foi marcada pelo enfrentamento de problemas, ao tentar reestruturar as unidades de saúde da capital, onde faltam insumos e medicamentos. A prefeitura chegou a decretar estado de emergência na saúde pública de Teresina, permitindo contratações emergenciais para suprir as demandas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<