Prova do Revalida
Teresinha
15 de maio de 2026 às 20:46 ▪ Atualizado há 59 minutos
A segunda etapa prática do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras 2025/2 (Revalida) acontece neste sábado (16) e domingo (17). A prova é destinada aos aprovados na primeira fase do segundo semestre de 2025. Os médicos formados no exterior devem usar jaleco branco para participar do exame, que verifica conhecimentos, habilidades e competências necessárias para exercer a profissão no Brasil, alinhadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Provas ocorrerão em cidades das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Os locais e horários das provas podem ser conferidos no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante do Sistema Revalida. O documento também informa se o participante terá atendimento especializado ou tratamento por nome social. É recomendado que os candidatos levem o cartão nos dois dias de prova.
Nos dias 16 e 17, a prova de habilidades clínicas acontece em dois períodos, conforme o edital do Revalida 2025/2, segundo o horário de Brasília. Portões abrem às 11h para o primeiro período e às 15h para o segundo. Comparecer uma hora antes é recomendável, pois os portões fecham às 12h e 16h. Um documento oficial com foto é necessário para a prova. Aceitos identidades válidas como passaporte, CNH, identidade de refugiado, entre outras. Documentos digitais também são permitidos nos aplicativos oficiais.
Durante o exame, o participante utilizará um envelope porta-objetos para guardar celulares e eletrônicos desligados. Haverá dez estações divididas entre os dias da prova, abrangendo áreas como clínica médica, cirurgia e ginecologia. As habilidades avaliadas incluem interpretação de exames e execução de procedimentos médicos.
O Revalida, composto por etapas teórica e prática, é organizado pelos ministérios da Educação e da Saúde para validar diplomas estrangeiros. O exame não é concurso público e não garante exercício profissional, mas atesta compatibilidade com as exigências das universidades brasileiras. A revalidação é feita por instituições públicas de educação superior que aderiram ao Revalida, baseando-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
MAIS IMUNIZAÇÃO
GRAVE
TECNOLOGIA NA SAÚDE
GESTÃO SUCATEADA
Dia do Enfermeiro
ALERTA