O Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque informou ontem (13) que Teresina não possui mais pessoas esperando por vagas em leitos clínicos. A fila pelos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também está diminuindo.
“Agora pela tarde, nós só tivemos apenas 25 pacientes na fila de UTI e na fila por leitos clínicos não tem mais ninguém. É claro, que se nós não mantivermos as medidas de segurança nós vamos ter a mesma situação daqui a dois meses, mas se a gente continuar adotando o distanciamento social, usando máscara, mantendo os cuidados com limpeza das mãos, mesmo que lentamente, essa situação vai se resolvendo”, disse.
SITUAÇÃO DOS LEITOS NO PIAUÍ
Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.334 ocupados, sendo 867 leitos clínicos, 431 UTIs e 36 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 13.062 até o dia 12 de abril de 2021.
A Sesapi estima que 214.416 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.