Teresina parou de aplicar a primeira dose da vacina da Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos devido ao baixo estoque das doses de Coronavac. A medida foi tomada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) porque o Ministério da Saúde ainda não sinalizou nova entrega de lotes da vacina. No entanto, a segunda dose está garantida para as crianças dessa faixa etária.
A segunda dose está sendo aplicada nas crianças nos dias de terças, quintas, sábados e domingos nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pela capital. Os pais dos pequenos com mais de 3 anos e até 11 anos podem ir para receber as doses nas terças e quintas nas Unidades Básicas: Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. Já aos sábados e domingos podem ir nas UBS Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença.
Dados da última semana de vacinação (20/10) indicam que 4.567 crianças de 3 a 4 anos receberam a primeira doses contra a Covid e 1.033 receberam a segunda dose na capital. A estimativa é vacinar 26 mil crianças nesta faixa. Das 731.028 crianças de 5 a 11 anos que precisam tomar a dose contra a Covid em Teresina, 72.892 tomaram a primeira dose e 56.314 tomaram a segunda dose.
Um dos principais motivos para a vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil é impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de variantes, descrevem a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid) emitida pela Secovid e assinada por mais de 11 entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Infectologia, além de institutos de pesquisa como o Butantan.
HGV avança e realiza o primeiro implante de marca-passo
Sobe para 10 o número de mortes por Dengue em Teresina neste ano
Qualidade de vida é fundamental para evitar doenças do coração