Saúde

Piauí participa do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19

De acordo com o secretário de saúde, Florentino Neto, a identificação dos casos de Covid-19 mais rapidamente permite promover o isolamento, rastreamento

Da redação

Quarta - 03/11/2021 às 16:55



Foto: Sesapi Secretário Florentino Neto
Secretário Florentino Neto

O Piauí vai receber 16.990 testes rápidos de antígeno,  dentro da estratégia do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19, do Ministério da Saúde. O objetivo é testar a população  com teste de alta capacidade, ampliar o diagnóstico e reduzir a disseminação da doença no Brasil.

“ Os  testes rápidos de antígenos liberam os resultados em 15 minutos. Se o teste der positivo para a Covid-19, a pessoa é orientada a fazer o isolamento e encaminhada para uma unidade de saúde mais próxima”, informa o Superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães.

OMS autoriza uso de emergência de vacina

Autorizada a abertura de dez novos leitos de UTI em São Raimundo Nonato

Adolescentes de 12 anos podem agendar vacina contra a Covid-19 hoje (02) em Teresina


Segundo ele, a recomendação do plano é que os testes sejam  aplicados para diagnosticar pessoas com e sem sintomas da Covid-19 em locais de grande circulação, permitindo averiguar, avaliar e fazer a vigilância epidemiológica da população.

De acordo com o secretário de saúde, Florentino Neto, a identificação dos casos de Covid-19 mais rapidamente permite promover o isolamento, rastreamento e testagem dos contatos, que também devem fazer quarentena.  Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da Covid-19, como escolas e lares de idosos, por exemplo.

A testagem é fundamental para o controle da pandemia mesmo diante da melhora no cenário epidemiológico. “Os exames permitem o rastreamento de casos pouco sintomáticos. Com os registros de casos de variantes pelo país, como a Delta, é ainda mais essencial fazer testar a população”, afirma o secretário.

Florentino destaca que o Piauí aplicou uma grande quantidade de testes do começo da pandemia até agora. “ Esse montante que vem chegando do Ministério da Saúde se soma ao que o estado adquiriu e comprou ao longo desse período”, destaca. Segudo o gestor, quanto maior o número de pessoas testadas, maior vai ser a percepção da transmissão do vírus no estado.

Fonte: Ascom SESAPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: