![Piauí lidera redução de mortes por infarto no Brasil](https://piauihoje.com/uploads/imagens/medium-whats-app-image-2025-02-07-at-13-20-38-f67dbf4086-1739183528.jpeg)
O Piauí foi o estado que mais reduziu mortes por infarto agudo do miocárdio (IAM) e registrou a segunda maior queda na mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) no Brasil entre 2020 e 2024.
De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS) e o Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10, ambos do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por IAM no estado caiu 55% no período, passando de 1.883 óbitos em 2020 para 847 em 2024.
No caso do AVC, a redução também foi de 55%, com os óbitos caindo de 913 para 408, ficando atrás apenas da Paraíba, que registrou uma queda de 60%.
A redução da mortalidade está associada às Linhas de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), implantadas pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) em setembro de 2022 para fortalecer a rede de saúde e garantir atendimento rápido e eficiente às vítimas dessas doenças.
Desde então, foram realizadas quase mil trombólises, procedimento que aumenta as chances de recuperação sem sequelas quando administrado dentro do tempo recomendado.
"Isso mostra que estamos avançando na prevenção e cuidado às doenças cardiovasculares no nosso estado, ofertando atendimento de qualidade na rede pública e reduzindo a mortalidade. A intenção é ampliarmos e oferecermos ainda mais os serviços das Linhas de Cuidado para garantir atendimento ágil e eficaz”, destaca o médico cardiologista Benoni Carvalho, coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC da Sesapi.
Além do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, as Linhas de Cuidado do IAM e AVC estão em funcionamento nos hospitais estaduais de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior e Parnaíba, além das unidades de Oeiras e Bom Jesus, que atendem casos de IAM.
Fonte: Com informações de CCOM-PI