Saúde

SUS

Piauí corta em quase 90% o tempo de espera por cirurgias eletivas em três anos

Medida é resultado da ampliação da rede de atendimento, reorganização dos fluxos e fortalecimento da regulação na saúde estadual

Sábado - 17/01/2026 às 14:55



Foto: Ascom Sesapi Equipe médica realiza procedimento cirúrgico em hospital da rede estadual de saúde do Piauí.
Equipe médica realiza procedimento cirúrgico em hospital da rede estadual de saúde do Piauí.

O Governo do Piauí anunciou que o tempo médio de espera por cirurgias eletivas na rede pública estadual caiu de 464 dias em 2022 para 52,4 dias em 2025, uma redução de quase 90%. O dado é do sistema estadual Regula Piauí da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Segundo a Sesapi, a melhora foi gradual ao longo de 2024 e 2025, com monitoramento contínuo das filas e organização dos pedidos de procedimentos em toda a rede pública.

Para reduzir as filas, o governo do Piauí informou que adotou uma série de medidas, como a ampliação da capacidade assistencial nas unidades de saúde, a reorganização dos fluxos de atendimento e o fortalecimento do sistema de regulação dos procedimentos cirúrgicos e fortalecimento da regulação dos procedimentos. 

O diretor de organização hospitalar da Sesapi, Anderson Martins, comentou o avanço:

A redução do tempo de espera é consequência do fortalecimento da rede, da ampliação da oferta de cirurgias e da organização dos processos de regulação.

A Sesapi informou que continuará com o acompanhamento permanente dos indicadores para manter o tempo de espera dentro dos parâmetros definidos e garantir mais acesso da população aos procedimentos eletivos na rede estadual.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade