
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está oferecendo 91 salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e um posto extra no Teresina Shopping para facilitar a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes durante as férias escolares. A ação busca aproveitar o período sem aulas para ampliar a cobertura vacinal e prevenir o avanço de doenças evitáveis.
Com mais disponibilidade de tempo, pais e responsáveis podem levar seus filhos às unidades de saúde e garantir a proteção contra enfermidades que colocam em risco a saúde infantil e juvenil. “A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção e controle de enfermidades, e manter o esquema vacinal atualizado é essencial para garantir a eficácia das vacinas. Doenças como sarampo, caxumba, rubéola, meningite e HPV podem ser evitadas com a vacinação correta e no tempo certo”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
A coordenadora também ressalta as principais vacinas que fazem parte do calendário da criança e do adolescente. “As principais vacinas do calendário da criança são: pentavalente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), tríplice viral, pneumocócica 10-valente (Pneumo 10) e da Covid, que agora faz parte da vacinação de rotina. Já as vacinas que não devem ser esquecidas do calendário do adolescente são: HPV e Dengue. São diversas as vacinas dos calendários vacinais, não só as citadas, que não podem ser esquecidas, mas muitas outras. É sempre bom comparecer às salas de vacina para que os profissionais avaliem se há necessidade de tomar alguma dose”, afirma Emanuelle.
A FMS orienta que a atualização da caderneta seja feita com base no calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde. Além da proteção individual, a imunização em dia contribui para a imunidade coletiva, reduzindo riscos de surtos e protegendo pessoas que não podem ser vacinadas por razões médicas.
As salas de vacina funcionam em horário comercial. O posto extra no shopping tem o objetivo de facilitar o atendimento para quem não consegue comparecer às UBS durante a semana.
CONFIRA AS VACINAS DISPONÍVEIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES:
VACINAS PARA CRIANÇAS:
AO NASCER:
- Vacina BCG: tomar dose única;
- Hepatite B: dose ao nascer.
2 MESES:
- Penta: primeira dose;
- Vacina Inativa de Poliomielite: primeira dose;
- Pneumocócica 10 Valente: primeira dose;
- Rotavírus: primeira dose;
3 MESES
- Meningocócica C: primeira dose.
4 MESES
- Penta: segunda dose;
- Vacina Inativa de Poliomielite: segunda dose;
- Pneumocócica 10 Valente: segunda dose;
- Rotavírus: segunda dose;
5 MESES
- Meningocócica C: segunda dose
6 MESES
- Penta: terceira dose;
- Vacina Inativa de Poliomielite: terceira dose;
- Influenza: 1 dose na campanha anual (crianças primovacinadas entre 6 meses e menores de 5 anos recebem 2 doses com intervalo de 30 dias)
- Covid – 2 ou 3 doses dependendo da vacina administrada (Moderna- 2 doses, com intervalo e 4 semanas. Pfizer- 3 doses, intervalo de 4 semanas entre a 1° e 2 ° dose e 8 semanas entre a 2° e 3° dose).
9 MESES
- Febre amarela: dose.
12 MESES
- Tríplice viral: primeira dose;
- Pneumocócica 10 Valente: reforço;
- Meningocócica ACWY: reforço.
15 MESES
- DTP: primeiro reforço;
- Vacina Inativada Poliomielite: reforço;
- Hepatite A: uma dose:
- Tetra viral ou tríplice viral+ varicela: segunda dose da vacina tríplice e primeira dose da varicela.
4 ANOS
- DTP: segundo reforço;
- Varicela Atenuada: segunda dose.
- Febre amarela: reforço
VACINAS PARA ADOLESCENTES:
- HPV: Dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos;
- Dengue: 2 doses para meninas e meninos de 10 a 14 anos (O município de Teresina está ofertando 1ª DOSE para adolescentes de 14 anos e segunda dose para todos que já receberam a 1ª dose e já completaram intervalo de 3 meses);
- Meningo ACWY: dose única para meninas e meninos de 11 a 14 anos;
- Hepatite B: 3 doses de acordo com a situação vacinal;
- Febre amarela (áreas com recomendação para vacinação): dose única se nunca tiver se vacinado ou sem comprovante;
- Dupla adulto: 3 doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos;
- Tríplice viral: 2 doses a depender da situação vacinal anterior.