Saúde

Dependência de nicotina

OMS alerta que cigarros eletrônicos viciam 15 milhões de adolescentes no mundo

Organização afirma que indústria está “alimentando uma nova onda de dependência da nicotina” entre adolescentes

Segunda - 06/10/2025 às 18:28



Foto: Reprodução Cigarros eletrônicos
Cigarros eletrônicos

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que aproximadamente 15 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos em todo o mundo usam cigarros eletrônicos. Os jovens dessa faixa etária têm nove vezes mais probabilidade de usar "vapes" do que os adultos, configurando uma nova onda de dependência de nicotina entre as novas gerações.

De acordo com a OMS, os dispositivos são comercializados como uma alternativa de redução de danos, mas, na prática, estão criando vício precoce em nicotina e podem comprometer décadas de avanço no controle do tabaco. Estudos recentes associam o uso contínuo desses dispositivos a danos no DNA, aumento do risco de câncer e redução da oxigenação do corpo.

 O documento, baseado em 2.034 pesquisas nacionais que cobrem 97% da população global, aponta que ao menos 86 milhões de adultos utilizam o dispositivo, concentrados principalmente em países de alta renda.


Enquanto o uso de cigarros eletrônicos cresce entre os jovens, o relatório global sobre tabaco mostra uma redução no consumo de produtos tradicionais. A meta global de redução de 30% no uso entre mulheres foi alcançada cinco anos antes do previsto. Entre os homens, no entanto, a queda avança mais lentamente.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez um apelo por ação regulatória mais forte. "Os governos devem agir de forma mais rápida e forte na implementação de políticas comprovadas de controle do tabaco", afirmou, destacando que a indústria do tabaco vem reagindo aos progressos com novos produtos que visam agressivamente os jovens.

Fonte: OMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: