Em menos de um mês, 3.296 pacientes de 56 municípios do Piauí foram beneficiados com procedimentos para o tratamento de varizes, como parte de uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Além dos procedimentos, foram realizadas 1.953 consultas e 1.812 ultrassonografias. A iniciativa procura realizar até 10 mil escleroterapias não estéticas em membros inferiores até março de 2025.
A ação já alcançou as regiões de saúde do Vale do Itaim, Vale do Sambito e Vale do Guaribas, e agora está beneficiando a população da Planície Litorânea. O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destacou que a ação tem o propósito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, especialmente daqueles que enfrentam dores e limitação de mobilidade.
A escleroterapia é uma técnica eficaz no tratamento de veias dilatadas, que pode ser utilizada tanto em vasinhos finos quanto em varizes mais grossas.
A meta da Sesapi é contemplar todas as regiões de saúde do estado, atendendo aos 224 municípios. Para acessar o serviço, os pacientes devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade e realizar o cadastro no sistema de regulação, após o qual serão feitos o encaminhamento e o agendamento para o procedimento, caso necessário.
Fonte: CCOM/PI