Saúde

PROPOSTA

FMS quer compensação financeira por atendimentos a pacientes maranhenses em Teresina

A partir de agora, os pacientes do Maranhão deverão ser encaminhados exclusivamente por meio da regulação

Da Redação

Segunda - 06/10/2025 às 13:54



Foto: Divulgação FMS propõe compensação financeira ao Maranhão por atendimento de pacientes em Teresina
FMS propõe compensação financeira ao Maranhão por atendimento de pacientes em Teresina

Representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e das secretarias estaduais de Saúde do Piauí e do Maranhão se reuniram nesta segunda-feira (6) para discutir a proposta de compensação financeira apresentada pela FMS. O objetivo é ampliar os repasses destinados ao atendimento de pacientes maranhenses nos hospitais públicos da capital piauiense

A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, avaliou o encontro como positivo.

“Estamos caminhando para um acordo, considerando que já há entendimento entre as partes quanto à necessidade de compensar Teresina pelos atendimentos realizados em diversas especialidades, especialmente aos pacientes oriundos de municípios maranhenses, com destaque para Timon”, afirmou.

Durante a reunião, foi definida a criação de uma comissão técnica responsável por elaborar o instrumento de pactuação entre os entes envolvidos. Também ficou prevista a implantação de uma câmara de compensação financeira, que deverá se reunir a cada três meses para fazer o acerto de contas entre os estados.

A FMS reforçou que, a partir de agora, os pacientes do Maranhão deverão ser encaminhados exclusivamente por meio da regulação, evitando atendimentos espontâneos que acabam sobrecarregando a rede municipal de saúde.

Outro ponto debatido foi a necessidade de garantir disponibilidade contínua de leitos de retaguarda para casos de urgência e emergência. A pactuação prevê que Teresina tenha acesso a leitos dos hospitais estaduais Getúlio Vargas (HGV) e Hospital da Polícia Militar (HPM), destinados a cirurgias encaminhadas pela rede municipal.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: