
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo e anunciou nesta semana os pontos de imunização disponíveis na cidade. A medida atende à recomendação do Ministério da Saúde após o crescimento de casos da doença em estados vizinhos, como o Tocantins, onde 20 ocorrências foram registradas em 2025.
Segundo a FMS, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas 91 unidades espalhadas pela capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outro ponto de aplicação é o posto de vacinação do Teresina Shopping, que funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 10h às 20h.
A aplicação da vacina contra o sarampo segue as seguintes orientações:
- Crianças de 12 meses: devem tomar a vacina tríplice viral.
- Crianças de 15 meses: devem tomar a tetra viral (que também protege contra varicela).
- Pessoas de 5 a 29 anos: devem ter duas doses da tríplice viral no cartão.
- Pessoas de 30 a 59 anos: precisam de uma dose única, caso nunca tenham sido vacinadas.
- Profissionais de saúde: devem tomar duas doses, independentemente da idade, exceto gestantes e imunossuprimidos graves.
Por que a vacina é importante?
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar, por secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão pode ocorrer de seis dias antes até quatro dias após o início dos sintomas. Os sinais mais comuns incluem febre, tosse, manchas vermelhas na pele, irritação nos olhos, coriza e mal-estar. Em casos graves, pode provocar pneumonia, convulsões, infecções no ouvido, lesões neurológicas e até morte.
Mesmo com o Brasil mantendo o status de país livre da circulação endêmica do vírus, concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2024, o Ministério da Saúde alerta para a importância da vacinação diante de casos importados e surtos localizados, como o do Tocantins, estado que faz divisa com o sul do Piauí.