Saúde

Covid-19: como garantir a segurança e se prevenir?

A prevenção do novo coronavírus exige uma série de cuidados básicos. Com eles, é possível proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor. De acordo com os órgãos de saúde, é necessário

Redação

Quarta - 27/05/2020 às 10:42



Foto: Divulgação Higiene das mãos
Higiene das mãos

O número de casos do novo coronavírus (Covid-19) cresce todos os dias no Brasil. Por isso, a população está cada vez mais preocupada e atenta aos cuidados necessários para combater os índices de contaminação e, claro, se prevenir.

Dessa forma, engana-se quem pensa que essa preocupação é desnecessária. Afinal, o vírus tem a capacidade de se proliferar rapidamente e, na maioria das vezes, é transmitido quando o infectado ainda não apresenta os sintomas da doença.

A maneira mais comum de contaminação é por meio das gotículas expelidas pelo indivíduo contaminado. Isso ocorre quando é levado ao nariz, aos olhos e a boca a mão contaminada com as secreções de uma pessoa infectada.

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para evitar o contágio da doença e as dúvidas mais comuns em relação ao novo coronavírus. Continue lendo!

6 maneiras de se prevenir do Covid-19

A prevenção do novo coronavírus exige uma série de cuidados básicos. Com eles, é possível proteger a si mesmo e as pessoas ao seu redor. De acordo com os órgãos de saúde, é necessário seguir os seguintes cuidados:

Lavar as mãos com frequência, com sabonete e álcool 70%;

Estabeleça uma distância de até 1 metro de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;

Não toque nos olhos, nariz ou boca;

Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou algum tecido;

Não faça as tarefas diárias caso apresente alguma indisposição. Esse é um meio, inclusive, de se prevenir e assegurar a saúde de todos;

Adote a postura correta em relação ao isolamento social, eliminando qualquer atividade externa, como a instalação de uma caixa de contenção de água.

Além disso, é interessante mencionar a importância dos hospitais e clínicas de saúde nesse momento. Por isso, evite ir desnecessariamente ao médico para que o sistema de saúde funcione com eficiência, protegendo você e as outras pessoas.

Por que é necessário lavar as mãos frequentemente?

Em resumo, o sabão elimina a membrana de gordura presente nos vírus, fazendo com que eles ‘’morram’’. Por isso, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) lavar as mãos com sabão é uma das melhores maneiras de se prevenir e combater o vírus

A recomendação dos órgãos de saúde é que isso seja feito o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir a rua, tocar em objetos públicos (maçanetas, botão de elevador, porta contra incêndio, corrimão, entre outros).

Por que é preciso respeitar o isolamento social?

Outra medida adotada em grande parte do país foi o isolamento social, que tem como objetivo evitar aglomerações e o consequente índice de contágio. Afinal, o organismo ainda não possui anticorpos para combater o vírus, sendo facilmente transmitido entre os indivíduos.

Para enfatizar esse argumento, basta analisar as pesquisas: de acordo com um levantamento epidemiológico do Instituto Butantan, uma pessoa infectada tem o potencial de contaminar mais seis pessoas, em média.

Dessa forma, se as pessoas continuarem com as suas rotinas (indo a escola, ao trabalho, realizando processos de resina epóxi, etc) o número de pacientes tende a aumentar e acaba gerando uma sobrecarga no sistema de saúde.

Com isso, os hospitais não conseguem atender os pacientes em estado grave de forma assertiva e, assim, o número de casos fatais aumenta.

Fonte: Marcela Lima

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: