Saúde

HIGIENE

Com Pandemia Dia Mundial de Higienização das Mãos reforça importância da ação

Para a enfermeira do Hospital de Olhos Francisco Vilar(HOFV), Mariella Ribeiro, a pandemia trouxe ao debate a importância do tema

Redação

Quarta - 06/05/2020 às 11:05



Foto: Divulgação Higiene das mãos
Higiene das mãos

Dia 05 de maio foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Dia Mundial de Higienização das Mãos. Com a pandemia do novo coronavirus a data ganhou mais atenção neste ano.

A campanha de conscientização foi criada pela OMS em 2009, antes do coronavírus. O objetivo é reforçar a importância de lavar as mãos como medida de prevenção no combate à várias doenças, entre elas a Covid-19.

Para a enfermeira do Hospital de Olhos Francisco Vilar(HOFV), Mariella Ribeiro, a pandemia trouxe ao debate a importância do tema. “Nesse período ficou claro a seriedade da higienização das mãos, já que o hábito é fundamental no combate tanto da Covid-19 quanto de muitas outras doenças. Esperamos que todos percebam a importância desse hábito e continuem mesmo após o controle dessa pandemia”, explica.

A limpeza das mãos de uma forma geral é a ação mais eficiente para o controle de diversas infecções e também prevenção da transmissão de microrganismos. A enfermeira ressalta que além de lavar as mãos de forma correta, é imprescindível higienizar também tudo que toca. “Se os objetos tocados não forem higienizados, eles contaminam novamente as mãos”, destaca Mariella.

Desde 2014 o HOFV realiza campanhas educativas sobre a higiene das mãos. Durante todo o ano são trabalhadas informações focadas nessa ação. “Os cuidados são também para melhorar os indicadores de cirurgia limpa e sem infecção. Hoje o hospital possui taxas de infecções zero. Isso graças à conscientização constante e adesão da equipe. Uma ação que gera resultados para além da prevenção do coronavírus, mas também de diversas outras doenças, como a conjuntivite”, diz a enfermeira.

Além da higienização das mãos, nesse período de pandemia, o Hospital adotou uma série de protocolos para segurança tanto de pacientes, quanto dos colaboradores. Dentre as ações estão: reforço na limpeza e desinfecção de superfícies; verificação de temperatura corporal; utilização de máscaras; limitação da quantidade de pessoas no mesmo ambiente; reorganização dos assentos respeitando o distanciamento; disponibilização de álcool em gel e outros.

Como lavar as mãos de forma correta:

- Molhe as mãos com água corrente;

- Coloque sabão e esfregue até o meio do antebraço;

- Lave entre os dedos, costas, palmas e unhas;

- O processo deve durar pelo menos 20 segundos;

- Enxague com água corrente e seque com papel toalha.

Fonte: Ascom/Ivana

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: