
Recentemente, o ator Klebber Toledo (foto acima) gerou polêmica nas redes sociais ao revelar, durante uma entrevista à CNN, que detesta dormir e que só mantém uma rotina de descanso por influência da esposa, a atriz Camila Queiroz.
"Pelo amor de Deus, pra que a gente tem que dormir? Olha o tempo que consome da nossa vida dormindo [...] Não dá, não dá", declarou o ator. Ele ainda revelou que, se não fosse a insistência da esposa, dormiria muito menos. "A Camila me dá uma aterrada. ‘Vem pra cama, vamos deitar’. Porque se deixar, esquece", completou.
A afirmação dividiu opiniões na internet e levantou um alerta entre especialistas. O sono é fundamental para a saúde em diversos níveis, e sua privação pode desencadear sérios problemas físicos e mentais.
Impactos da privação do sono
A cirurgiã-dentista Andrea Melo alerta que a falta de sono pode provocar diversas consequências negativas para o organismo.
"A privação de sono pode ter vários efeitos negativos na saúde do paciente. Dentre diferentes causas e efeitos, o bruxismo noturno, ato de ranger ou apertar os dentes, tem sido uma condição altamente prevalente. Segundo a OMS, 40% da população adulta brasileira apresenta algum tipo de bruxismo", explica a especialista.
Outros impactos do sono de má qualidade incluem:
- Comprometimento do sistema imunológico;
- Aumento do risco de doenças cardiovasculares;
- Alterações no humor e maior predisposição à ansiedade e depressão;
- Redução da memória e da capacidade de concentração;
- Desequilíbrios hormonais e ganho de peso.
Bruxismo e o sono
O bruxismo, distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes involuntariamente, está entre os principais problemas relacionados à má qualidade do sono. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com essa condição, enquanto no Brasil esse número chega a 40%.
"O bruxismo acontece durante o sono leve, impedindo que o paciente alcance as fases mais profundas do descanso, como o NREM 3 e o REM, essenciais para a produção de hormônios e a fixação da memória", esclarece a Dra. Andrea Melo.
Entre os sintomas do bruxismo estão:
- Dores de cabeça intensa;
- Dores faciais;
- Perda dos dentes e desgaste do esmalte dentário;
- Cansaço diurno e dificuldade de concentração.
Outras causas da insônia
Além do bruxismo, outros fatores podem prejudicar a qualidade do sono, tais como:
- Estresse e ansiedade: Pensamentos acelerados e preocupações excessivas dificultam o relaxamento necessário para dormir;
- Uso excessivo de eletrônicos: A luz azul de telas de celulares e computadores inibe a produção de melatonina, hormônio do sono;
- Má alimentação: O consumo de cafeína, álcool e alimentos pesados antes de dormir interfere no ciclo do sono;
- Distúrbios respiratórios: Condições como a apneia do sono comprometem a oxigenação do cérebro durante a noite;
- Rotina desregulada: Horários irregulares para dormir e acordar prejudicam o relógio biológico.
Como tratar o bruxismo?
A Dra. Andrea Melo, que desenvolveu um método exclusivo para tratar o bruxismo, destaca que o foco deve estar na melhoria da qualidade do sono.
"No meu método, iniciamos o tratamento com cuidados pré-sono, incluindo higiene do sono, ajustes na alimentação e suplementação para ajudar o paciente a alcançar um sono mais profundo", explica.
Além disso, o tratamento inclui ajustes na mordida e o desenvolvimento de uma placa personalizada, que protege os dentes e pode até ser útil para casos de apneia. "Para cada paciente, desenvolvemos um dispositivo específico e realizamos um acompanhamento constante", conclui.
Sobre a Dra Andrea Melo
A Dra. Andrea Melo é doutora em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pós-graduada em Prótese Dentária pela UVA/RJ. Especialista no tratamento do bruxismo, é CEO e dentista da Clínica Odontológica Zeal Clinic, além de palestrante e pesquisadora.
Fonte: MF Press Globo