Saúde

RISCO DE INTOXICAÇÃO

Anvisa proíbe glitter e folhas de ouro comestíveis após identificar plástico nos produtos

Agência determinou a suspensão da fabricação, venda, propaganda e uso de todos os lotes da marca Morello

Sexta - 16/01/2026 às 16:00



Foto: Material analisado continha polímeros plásticos, substância prejudicial à saúde
Material analisado continha polímeros plásticos, substância prejudicial à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, venda, propaganda e uso de glitters de todas as cores e folhas de ouro para decoração culinária da marca Morello. A decisão, assinada pela Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16).

De acordo com a agência, o material analisado continha polímeros plásticos, substância prejudicial à saúde. O decreto-Lei nº 986, de 1969, que normatiza a indústria de alimentos, estabelece que a ingestão de plásticos é proibida. O veto atinge todos os lotes dos seguintes itens:

  • Folha de Ouro para Decoração;
  • Pó/Brilho (glitter) para Decoração, em todas as cores.

Os produtos são fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. A fabricante dos produtos da marca Morello ainda não se manifestou publicamente sobre a determinação.

A recomendação da Anvisa é que os produtos sejam descartados ou devolvidos ao fabricante, uma vez que decorações com substâncias plásticas não são autorizadas para ingestão. Apenas itens que possuem autorização explícita da Anvisa podem ser utilizados como decoração culinária. Até o momento, não há registro oficial de intoxicações associadas aos produtos, mas a agência manteve a resolução preventiva com base nas irregularidades encontradas.

Fonte: Anvisa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade