A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan pode receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o fim da próxima semana. O anúncio foi feito na sexta-feira (7) durante coletiva de imprensa que tratou sobre medidas para acelerar a liberação de medicamentos e produtos biológicos no país.
Segundo o diretor da Anvisa, Daniel Pereira, o processo de análise da vacina é considerado prioritário. “A vacina de dengue do Butantan é um processo prioritário para a agência”, afirmou. Ele destacou que, na semana passada, o comitê de especialistas se reuniu para esclarecer dúvidas pendentes sobre o imunizante.
“A nossa expectativa é que, na primeira quinzena de novembro ainda, ou alguns dias a mais, a gente já tenha uma conclusão por parte da Anvisa, para a gente autorizar o registro”, explicou.
Até o momento, não houve solicitação de registro de outros imunizantes contra a dengue por parte de outros laboratórios.
Anvisa vai usar inteligência artificial
Durante a coletiva, a Anvisa também anunciou que pretende utilizar ferramentas de inteligência artificial (IA) para acelerar em até 50% o tempo de análise de medicamentos.
O presidente da agência, Leandro Safatle, explicou que o número de pedidos de novos registros cresce cerca de 10% ao ano, o que tem feito o tempo médio de avaliação chegar a até três anos.
“Trata-se de um conjunto de ações que estão sendo pensadas e que, em conjunto, tende a reduzir os prazos de análise que estão tendo na Anvisa”, disse Safatle.
De acordo com ele, a Anvisa já possui uma área dedicada ao desenvolvimento dessas ferramentas. “A gente já tem uma série de instrumentos sendo desenvolvidos na parte de inteligência artificial dentro da Anvisa. Tem uma área específica que está cuidando muito desse tema aqui dentro”, afirmou.
Atualmente, a agência tem cerca de 1,1 mil medicamentos sintéticos e 100 produtos biológicos aguardando avaliação. A meta é que, até dezembro de 2026, todas as áreas consigam atender ao prazo legal de um ano para análise.
Ministério da Saúde anuncia investimento de R$ 25 milhões
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da reunião por vídeo, diretamente da África do Sul, onde cumpre agenda com representantes do G20. Ele anunciou um aporte de R$ 25 milhões para que a Anvisa amplie o uso de inteligência artificial e reduza o tempo de análise de pedidos.
Padilha destacou que acelerar os registros é essencial para impulsionar a inovação e atrair investimentos na produção de medicamentos no país. “Acreditamos que isso vai dar mais qualidade à análise, reduzir o tempo para os projetos de inovação e fazer com que medicamentos novos cheguem mais rápido à população”, afirmou.
O ministro também informou que será criado um comitê de acompanhamento para o plano de modernização da Anvisa e revelou novas parcerias com empresas da África do Sul e da Indonésia para acelerar a produção de uma vacina contra a tuberculose no Brasil.
Fonte: Com informações da Agência Brasil