ENCONTRO

Wellington Dias se reúne com embaixador chinês e forma parceria para eliminar a pobreza

Para Wellington Dias, a China é hoje uma âncora para o desenvolvimento do mundo e tem uma importância estratégica


Wellington Dias e Zhu Qingqiao, embaixador chinês no Brasil

Wellington Dias e Zhu Qingqiao, embaixador chinês no Brasil Foto: MDS

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu nessa terça-feira (31) a visita de Zhu Qingqiao, embaixador chinês no Brasil. O encontro foi um meio de retornar as boas relações entre o Brasil e China, além de debater caminhos para o desenvolvimento social do Brasil.

A conversa girou em torno dos principais pontos em comum entre os dois países de dimensões continentais. “Estamos inaugurando hoje, por meio da área social, uma parceria que vai dar bons resultados”, pontuou o chefe do MDS.


Para  Wellington Dias, o país asiático é hoje uma âncora para o desenvolvimento do mundo e tem uma importância estratégica. O ministro destacou que o presidente Lula estreitou muito a relação com a China e seu presidente Xi Jinping, desde seu primeiro mandato. “Foram várias visitas e acordos bilaterais, várias posições conjuntas com o compromisso de erradicar a miséria e a pobreza”, recordou. 

O embaixador Zhu Qingqiao confirmou as agendas comuns que os dois países podem desenvolver juntos. “Brasil e China são parceiros estratégicos globais e reconhecemos o Brasil com um papel importante no desenvolvimento econômico mundial. Sempre encaramos as relações entre os dois países como estratégicas. Queremos firmar novos acordos em diferentes áreas incluindo a área social, que consideramos primordial para o desenvolvimento econômico”, ressaltou.

A China entrou para história como uma das economias que conseguiu tirar da pobreza mais de 800 milhões de pessoas.  O governo chinês investiu milhões de dólares para construir estradas em zonas rurais, construir moradias e levar acesso à internet a vilarejos remotos.

 “A China tem experiências que se destacam globalmente com metas não só para fazer a retirada de pessoas da pobreza extrema, mas também para fazer crescer a classe média. Além de garantir as condições de alimentação e necessidades básicas, queremos despertar o desejo dessas pessoas de melhorar de vida. Há muito trabalho pela frente.”, finalizou o ministro Wellington Dias.

Ministro Wellington Dias se reúne com vereadores de Teresina

Rafael Fonteles apresenta a Lula projeto para ferrovia e hidrovia no Piauí

Em Brasília, Rafael Fonteles se reúne com Haddad e defende Reforma Tributária

Fonte: Com informações do MDS

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: