O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse, em discurso na Câmara dos Deputados, que irá protocolar um projeto de lei para reduzir os "supersalários" do Legislativo, Executivo, Judiciário e do Ministério Público. Segundo o deputado, os parlamentares que se dizem preocupados com a economia, ao atacar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala 6x1, são os mesmos que ficam inertes quando se propõe diminuir privilégios para outras classes.
"É impressionante. Quando se fala de desonerações de privilégios para o sistema financeiro, para o agronegócio, para grandes empresas, isso não gera grito aqui. Quando se fala de ter mais gastos para emendas parlamentares, isso não gera grito aqui. Agora, quando se fala do direito do trabalhador, isso gera uma grita", afirma.
Além disso, Guilherme Boulos disse que esses parlamentares são os mesmos que propõem cortar recursos de áreas importantes como Saúde e Educação, ao invés de apoiar outras medidas de corte de gastos.
"O debate de cortes tem sido um negócio impressionante. Querem cortar de Educação, cortar de Saúde, uma pressão do mercado. Por isso eu quero aqui fazer um desafio aos deputados que têm trazido o tema da economia, dos cortes, tudo mais. Nós estamos entrando com o PL que enfrenta privilégios dos supersalários, de salários acima do teto, com penduricalhos, aqui no Legislativo, no Executivo, no Judiciário, no Ministério Público, que pode gerar uma economia de 5 bilhões ao ano para o país. Eu quero pedir a esses deputados que estão tão preocupados com a economia, que assinem também a proposta", declarou.
O discurso de Boulos foi em defesa da PEC de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que visa reduzir a jornada de trabalho nacional. Segundo o deputado, "a escala 6x1 tira do trabalhador o direito de descansar de fato, passar tempo com a família e ter uma vida com qualidade".
"Já existem experiências no mundo que mostram que, além de não prejudicar a economia, como a direita quer fazer crer, a redução da jornada de trabalho tende a melhorar a produtividade", defende Boulos, nas redes sociais.
Matérias relacionadas:
Teresina terá manifestação pelo fim da escala a 6x1 nesta sexta-feira (15)
PEC pelo fim da escala 6x1 recebe assinaturas necessárias para começar a tramitar
Somente 4 deputados piauienses assinaram a PEC que acaba com escala 6x1; veja quem são
VÍDEO: Ciro Nogueira diz que fim da escala 6x1 "não é viável"