Política

Vice abre Congresso sobre Segurança e Direito

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, fez a abertura do I Congresso Estadual de Segurança

Quarta - 11/05/2016 às 11:05



Foto: Maurício Pokemon/CCom Vice-governadora Margarete Coelho abre Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito
Vice-governadora Margarete Coelho abre Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito
A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, fez a abertura do I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito, realizado nesta terça-feira (11), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí. Idealizado pelo Corpo de Alunos da Academia de Polícia Militar do Piauí (APMPI), o evento em alusão aos 16 anos da APMPI e aos 181 anos da Policia Militar do Piauí conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança (SSP), do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí e da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos.

Focado no exercício da atividade policial nos aspectos jurídicos e técnicos, a primeira edição do congresso reúne estudiosos e profissionais da área da Segurança Pública, Justiça e do Direito. No primeiro dia do evento, os participantes assistiram à palestra magna sob o tema “A Adequação do Direito e Processo Penal Militar à nova Ordem Constitucional”, proferida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (SPM), José Barroso Filho.

A palestra do ministro trouxe uma visão interdisciplinar das políticas públicas para o desenvolvimento em tempos de escassez de recursos. Segundo ele, a segurança pública não é um ente apartado da questão orçamentária, saúde, saneamento, tudo é um conjunto que deve ser planejado e analisado visando o bem estar social. Para ser eficiente e sustentável precisa de um dialogo com todos os domínios.

I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito( Foto: Maurício Pokemon)O Governo do Estado tem procurado atuar em conjunto com os gestores e a sociedade. A vice-governadora lembrou que as ações da gestão foram norteadas por meio do planejamento construído em plenárias por todos os territórios do estado. “É preciso que o planejamento das políticas públicas leve em conta as necessidades da população. Ao invés de termos ficado só nos gabinetes, fomos ouvir os técnicos de cada região. Ouvimos os anseios de prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e moradores. O planejamento é essencial para qualquer governo e gestão”, destacou Margarete Coelho.

O advogado e conferencista internacional, Dr Léo da Silva Alves, e a delegada Eugênia Villa , diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública, também ministram palestras voltadas para os meios tradicionais e meios alternativos de resolução de incidentes disciplinares da atuação da segurança pública. O congresso segue nesta quarta-feira (11) e ainda contará com grandes nomes na área da Segurança Pública e dos Direitos Humanos.

“Momento como esse, que participam diversos palestrantes de renome internacional, inclusive, pessoas gabaritadas no trato das questões referente à segurança pública, são muito importantes. É sempre oportuno e bem vindo debater encontros como este para debater nossos problemas, buscar soluções e nos apropriarmos de outras experiências que foram bem sucedidas”, acrescentou a vice-governadora.

I Congresso Estadual de Segurança Pública e Direito( Foto: Maurício Pokemon)

 

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: