
O presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), vereador Enzo Samuel (PDT), declarou que a prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) não prejudica a imagem do Poder Legislativo Municipal. Ele classificou o caso como um fato individual, destacando que a vereadora terá direito à ampla defesa.
Nesta terça-feira (8), os vereadores aprovaram a criação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, que acompanhará as investigações da Polícia Federal. Tatiana Medeiros é alvo de inquérito por compra ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em matéria eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) determinou seu afastamento do cargo.
Em entrevista Enzo Samuel afirmou que a CMT só se posicionará após a conclusão do inquérito policial.
“Aqui é um fato individual. Não é uma ação da Câmara Municipal de Teresina. Todo mundo tem a sua vida pessoal. A vereadora Tatiana terá seu direito de contraditório e ampla defesa respeitado. Indícios são diferentes de comprovações”, disse.
Comissão de Ética será instaurada para investigar o caso
O vereador Pedro Alcântara (Progressistas), autor do requerimento para a criação da Comissão de Ética, questionou se outros parlamentares temem se manifestar sobre o caso.
“Por onde ando, o povo pergunta sobre isso. Ninguém pode ficar calado. Quem tem medo? Não tenho medo de nada. Vamos enfrentar isso de frente e pedir à PF (Polícia Federal) a cópia do inquérito”, declarou.
A Comissão será formada pelos vereadores:
Pedro Alcântara (Progressistas);
Samantha Cavalca (Progressistas);
João Pereira (PT);
Fernando Lima (PDT);
James Guerra (Avante).
O caso segue sob investigações, e a Câmara aguarda decisões judiciais antes de tomar novas medidas.