Política

FAKE NEWS

Veja confirma que sua denúncia é uma fake news para eleger Flávio Bolsonaro

Revista afirma que Vorcaro prometeu apresentar documentos em proposta de delação, mas Polícia Federal diz que não recebeu material com o teor relatado

Da Redação

10 de outubro de 2026 às 11:50 ▪ Atualizado há 54 minutos


Montagem/Piauí Hoje Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro
Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro

A revista Veja publicou neste sábado (10) uma resposta à repercussão de sua reportagem sobre supostos pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para financiar um documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No esclarecimento, a publicação admite que suprimiu a voz do interlocutor no áudio divulgado e afirma que Vorcaro teria prometido apresentar documentos e provas caso sua proposta de colaboração premiada fosse aceita.

A explicação, no entanto, não comprova que os pagamentos mencionados tenham ocorrido. Na sexta-feira (9), a Polícia Federal (PF) negou que Vorcaro tenha prestado depoimento com o conteúdo descrito na reportagem e informou que não recebeu dele documentos, anexos ou informações com o teor divulgado.

Em sua resposta, a Veja afirma que retirou a voz do interlocutor para preservar a identidade da fonte. A revista também cita uma nota da defesa que atribui a Vorcaro a voz presente na gravação. A identificação de quem fala, contudo, não comprova, por si só, a veracidade das declarações nem a realização dos supostos pagamentos.

Documentos e provas dependeriam de aceitação da delação

Ao responder aos questionamentos sobre a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR), a revista afirma que os advogados apresentaram o relato atribuído ao banqueiro e que ele teria se comprometido a entregar documentos e provas caso a proposta de colaboração fosse aceita.

Segundo a publicação, a proposta não foi acolhida pela Procuradoria. A Veja também esclarece que não afirmou que o áudio fazia parte de uma delação premiada.

A distinção é importante: a promessa de apresentar provas em uma eventual colaboração não equivale à comprovação das acusações. Para confirmar o suposto financiamento, seria necessário apresentar elementos que demonstrassem a existência dos pagamentos e sua relação com a produção do documentário.

PF nega depoimento e recebimento de documentos

Em nota divulgada na sexta-feira (9), a Polícia Federal informou que Vorcaro não prestou depoimento com o conteúdo relatado pela revista e que não entregou à instituição anexos, documentos ou informações com o teor descrito na reportagem.

A corporação acrescentou que as propostas de colaboração apresentadas pela defesa foram rejeitadas por não atenderem aos requisitos legais, conforme decisão fundamentada da qual os advogados tinham conhecimento.

A PF também confirmou o recebimento de uma notícia-crime com pedido de providências urgentes relacionado à publicação. O expediente foi encaminhado à área técnica para adoção das medidas de polícia judiciária cabíveis.

Suspeita de motivação eleitoral entra no debate

A reportagem provocou reação de integrantes do governo e de aliados do presidente Lula. A campanha petista negou as acusações e anunciou medidas judiciais contra a revista e Vorcaro. O senador Camilo Santana também classificou a publicação como “mentirosa”.

Segundo reportagem da CBN, o grupo Prerrogativas pediu a investigação da suspeita de que o banqueiro tenha sido incentivado a apresentar informações falsas em troca de benefícios judiciais.

A hipótese de motivação eleitoral, porém, precisa ser apurada e não pode ser tratada como fato comprovado. Até o momento, as informações apresentadas no caso colocam em questão a origem e o conteúdo do áudio, além da ausência de documentos que confirmem as acusações.

O episódio também ocorre em meio à disputa política nacional e às articulações para as eleições de 2026, nas quais o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) é apontado como possível adversário de Lula. Uma eventual relação entre a divulgação do áudio, interesses eleitorais e a situação judicial de Vorcaro depende de elementos concretos que confirmem essa conexão.

Fonte: Brasil 247