Ao lado das fake news, a sabotagem nas redes sociais tem sido um problemão aos que precisam usar esses meios para se comunicar, principalmente em época de campanha eleitoral. É o caso da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo apoiadores da prefeita, adversários estariam cometendo novo este tipo de crime pela Internet. Certos da derrota, estariam apelando para práticas de sabotagem digital contra a gestora em seus perfis nas redes sociais da Meta: Instagram e Facebook, principalmente.
As provas estão sendo levantadas para para ação junto à Justiça Eleitoral. De acordo com pessoas ligadas à Jôve, há relatos de que a equipe de um dos principais rivais tem realizado uma série de denúncias falsas contra as postagens do perfil pessoal da prefeita nas suas redes.
Para a equipe da prefeita, esta ação tem levado as plataformas a colocarem o perfil de Jôve Oliveira em análise, resultando em menor alcance e visibilidade do conteúdo publicado. A estratégia estaria prejudicando a comunicação direta da prefeita com a população e, com isso, influenciando negativamente na campanha dela.
De acordo com a denúncia a ser encaminhada ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral, um dos adversários de Jôve tem uma equipe de Internet que pede aos demais seguidores para fazer denúncias falsas nos conteúdos que a prefeita posta no Instagram e Facebook.
"A plataforma Meta recebe uma enxurrada de denúncias falsas e queixas infundadas de adversários da prefeita e suspende os perfis dela para fazer uma análise de conteúdo. Esse processo pode levar dias para se ter uma posição. Enquanto isso, os perfis de Jôve ficam suspensos causando enorme prejuízo à comunicação dela", explica um técnico da área.
A prefeita Jôve Oliveira lidera com folga as pesquisas de intenção de votos entre os eleitores de Piriripiri. Ela é a primeira mulher a comandar a prefeitura daquele município. Por sua atuação política e social, se tornou uma das figuras políticas mais influentes nas redes sociais no Piauí. As publicações dela são 100% orgânicas e sem impulsionamentos.
"Os adversários ficam em pânico com essa força digital da prefeita e, para prejudicar, procuram métodos de sabotar a comunicação dela na internet. É o que está acontecendo", disse o profissional de Internet.