O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, do União Brasil, deverá propor uma reforma administrativa para enxugar a máquina pública e reduzir os gastos da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT). A medida será encaminhada à Câmara de Vereadores logo no início de seu mandato, a partir de 1º de janeiro de 2025.
A proposta foi confirmada por um possível futuro secretário de Mendes, que adiantou que a intenção é eliminar "penduricalhos" que sobrecarregam as finanças da prefeitura.
Hoje, a Prefeita de Teresina conta com 29 órgãos da administração direta, entre secretarias, fundações, superintendências, institutos e uma empresa pública municipal. O município enfrenta uma dívida superior a R$ 1,2 bilhão, o que torna urgente a necessidade de reestruturação.
Logo após sua vitória nas eleições, Silvio Mendes solicitou uma reunião com o atual prefeito, Dr. Pessoa, do PRD, para discutir a transição administrativa. Ele já tem uma equipe preparada para conduzir o processo de transição e os nomes devem ser anunciados nas próximas horas.
Entre os planos do novo gestor, está a escolha de vereadores suplentes que o apoiaram durante a campanha para integrarem a futura equipe de secretários. Esse movimento abrirá espaço para a nomeação de vereadores eleitos em cargos do Executivo, fortalecendo as alianças políticas na administração.
Lista de possíveis secretários de Silvio Mendes:
1 - Aluísio Sampaio
2 - Carlos Carlos
3 - Dilson Fernandes
4 - Draga Alana
5 - Edson Melo
6 - Evandro Hidd
7 - Geraldo Jarques
8 - João Cláudio Moreno
9 - Joel Rodrigues
10 - José João
11 - Kleber Montezuma
12 - Luis André
13 - Marco Antônio Ayres
14 - Miguel Dias
15 - Paulo Lopes
16 - Pedro Alcântara
17 - Roncalli Paulo Filho (Roncallin)
18 - Ronney Lustosa
19 - Samuel Alencar
20 - Zózimo Tavares
21 - Freitas Neto
22 - Charles Silveira
23 - Felipe Mendes