Política

POLÍTICAS PÚBLICAS

Políticas para mulheres avançam no Piauí mesmo com baixo orçamento, diz Zenaide Lustosa

Projetos voltados para mulheres, dentro de outras secretarias, tem valor maior que o orçamento total da SEMPI, afirma a secretária

Da Redação

Quarta - 30/10/2024 às 13:09



Foto: Piauí Hoje A ativista Rosário Bezerra, o jornalista Luiz Brandão e a secretária Zenaide Lustosa
A ativista Rosário Bezerra, o jornalista Luiz Brandão e a secretária Zenaide Lustosa

A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) tem o menor orçamento dentre as pastas do Governo do Piauí. Segundo a secretária Zenaide Lustosa, as políticas públicas para as mulheres tem avançado mesmo que a secretaria não tenha um orçamento tão alto como as outras pastas.

"Tem outros projetos voltados para as mulheres dentro de outras secretarias que tem um valor maior que o nosso orçamento", afirma Zenaide, destacando que o trabalho é multidisciplinar e que a SEMPI sempre realiza parcerias com outras secretarias para levar dignidade às mulheres piauienses.

"O governador fala assim: 'Zenaide, tem alguém lhe tratando bem? Você faça o projeto e entregue, se alguém não executar o seu projeto, você me fala'. E é assim que a gente tem feito nas várias áreas do governo. Nós elaboramos o projeto e entregamos pro secretário fazer a licitação", disse.

Alguns projetos já estão em andamento no estado, como o programa Qualifica Mulheres, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com a Sempi, que leva formação profissional para mulheres em todo o Piauí. Segundo Zenaide, mais de 100 mulheres já foram beneficiadas pelo programa nos últimos 3 meses.

"Agora a gente está lançando as inscrições para o curso de Construção Civil, com curso de pedreira, de pintura, e conhecimentos básicos. Nós abrimos as inscrições antes das Eleições e tivemos um índice muito pequeno, então vamos reabrir essas inscrições", informou.

A secretária visitou a redação do portal Piauí Hoje.Com e participou de uma entrevista no podcast, ao lado da ativista Rosário Bezerra, 2ª suplente de senadora. As convidadas falaram sobre a importância da participação das mulheres na política e sobre as conquistas e lutas femininas no Piauí. Assista ao vídeo na íntegra:

Conheça as entrevistadas

Ex-vereadora de Teresina, Rosário Bezerra já foi considerada uma das mulheres negras mais influentes da política braisleira. Economista e mestra em Educação, ela fez diversos estudos sobre as questões raciais na capital. Atualmente, é a 2ª suplente de senadora do senador Marcelo Castro (MDB).

Zenaide Lustosa é a atual secretária Estadual das Mulheres do Governo do Piauí. Sindicalista, foi diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Federação Nacional dos Urbanitários FNU/CUT e presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDDM/PI).

Colaboradora do Grupo Eletrobrás, foi diretora administrativa da Companhia Energética do Piauí (CEPISA); e superintendente de Planejamento Participativo, da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (SEPLAN).

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), é especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF), e mestra em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO/BRASIL.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: