Política

Sancionada lei que dá prazo indeterminado a laudo para pessoas com deficiência

A lei é de autoria do deputado Franzé Silva e foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles

Da Redação

Terça - 30/05/2023 às 10:55



Foto: Roberto Araújo/ Piauí Hoje Deputado Franzé Silva
Deputado Franzé Silva

 O deputado Franzé Silva (PT), comemora a sanção da Lei 8.048/2023, que determina que a duração do laudo médico pericial que atesta deficiências físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais, de caráter irreversível ou incurável de qualquer natureza, terá validade por tempo indeterminado. A lei de autoria de Franzé e foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT). 

A nova lei alcança tanto a rede de serviços públicos quanto a rede privada, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, que ficam, portanto, obrigadas a atestar a validade por prazo indeterminado nos casos previstos. Também as requisições médicas para tratamento e acompanhamento das deficiências de trata a lei terão validade por tempo indeterminado.

"É uma reivindicação antiga e constante das pessoas com deficiência, que me procuraram, através das entidades que cuidam desse público. Já havíamos aprovado a lei do laudo médico com prazo indeterminado para pessoas autistas e, agora, ampliamos esse direito para todas as deficiências. O que buscamos é assegurar acessibilidade, inclusão e respeito às pessoas com deficiência e seus familiares", disse o deputado.

  

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: