Política

ELEIÇÕES

Reviravolta em Batalha: aliados rompem com o prefeito para apoiar Patrícia Vasconcelos

Agusto César e Irmã Kátia deixam o bloco do prefeito Zé Luiz do Frango para fortalecer a campanha da candidata do PT

Da Redação

Segunda - 22/07/2024 às 17:47



Foto: Redes sociais Patrícia, Rafael Fonteles e Augusto César no Karnak
Patrícia, Rafael Fonteles e Augusto César no Karnak

Em movimento surpreendente e uma reviravolta na política de Batalha, o presidente do Diretório Municipal do PSD, Augusto César, trocou de lado e agora apoia Patrícia Vasconcelos, pré-candidata a prefeita pelo PT. Ele foi confirmado como candidato a vice-prefeito na chapa da petista. Essa mudança gerou uma série de desdobramentos entre os pré-candidatos a vereador do partido.

Originalmente, nove pré-candidatos do PSD estavam na disputa por uma vaga na Câmara de Batalha. No entanto, com a mudança de Augusto César, muitos deles optaram por seguir com o atual prefeito, Zé Luiz do Frango, e seu vice, Nerioston Moraes, que recentemente aderiu ao grupo de Zé Luiz, desistindo de sua própria pré-candidatura a prefeito.

De acordo com as informações obtidas pelo portal Piauí Hoje.Com, até agora a única pré-candidata que acompanhou Augusto César para o grupo de Patrícia Vasconcelos foi a Irmã Kátia Laureano. Os demais pré-candidatos decidiram permanecer ao lado de Zé Luiz do Frango. Mas as negociações continuam e novas adesões à candidatura de Patrícia podem ocorrer até o fim desta semana.

Mudanças

As mudanças políticas em Batalha forçaram o atual prefeito, candidato à reeleição, a fazer uma reorganização dentro do partido dele para tentar abrigar os que saíram do PSD. O problema é que eles não poderão disputar as eleições por causa dos prazos de filiações partidárias previstos na legislação eleitoral.

Com as mudanças, nomes fortes na política local como os vereadores Gordinho, Neném Celedone e Cleyson Amaral substituíram suas próprias candidaturas, indicando parentes próximos para as eleições.

Os pré-candidatos do PSD a vereador se reuniram neste fim de semana com o prefeito Zé Luiz para reafirmar apoio à candidatura dele. Irmã Kátia não se pronunciou publicamente até o momento. Ela e Augusto estiveram no lançamento da candidatura de Zé Luiz.

Reação

A mudança na composição politicas das chapas em Batalha é uma reação à adesão do ex-candidato Nerioston Moraes à chapa de Zé Luiz. Ele mudou de lado e provocou o rompimento de Augusto César com o grupo do prefeito.

Nerioston, até então pré-candidato a prefeito de Batalha pelo MDB, surpreendeu ao retirar sua pré-candidatura e unir-se à chapa liderada pelo atual prefeito e pré-candidato à reeleição, José Luiz do Frango, do PP. Nerioston assumirá o papel de candidato a vice-prefeito na nova composição.

Nerioston anunciou sua adesão à chapa de José Luiz do Frango, como é popularmente conhecido o atual prefeito de Batalha, após uma reunião com o vice-governador Themístocles Filho, onde foi oficializada a união entre MDB e Progressistas para as eleições municipais de 2024.

Zé Luiz, Patrícia Vasconcelos e Nerioston Moraes: mudança e reviravolta na política de Batalha 

Reunião com Rafael

Nesta segunda-feira, dia 22, Patrícia Vasconcelos e Augusto César foram recebidos pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), no Palácio de Karnak. De acordo com a petista, Rafael reafirmou apoio à candidatura dela para Prefeitura de Batalha.

Patrícia confirmou que Augusto será seu candidato a vice-prefeito. Ela escreveu em suas redes sociais: "Estivemos reunidos hoje no Palácio de Karnak, com o governador @rafael.fonteles e com o amigo Augusto César, Engenheiro, ex-vereador de Batalha e nosso pré-candidato a vice-prefeito!".

A candidata diz que vem conquistando importantes adesões à sua pré-candidata. Seu nome ganha força e relevância a cada dia, graças às articulações e diálogos as comunidades, onde conversa com moradores, ouve suas demandas e reforça a importância de uma gestão participativa e próxima da população.

"Olha, realmente uma reviravolta na política de batalha. O PSD era o partido que estava na base do prefeito até então, como sendo o partido que indicaria o vice na chapa do prefeito. Com a chegada do MDB, o PSD foi preterido, ou seja, quem assumiu a vaga de vice foi o MDB e não o PSD como já havia sido acordado" explicou Patrícia.

A candidata disse também que, "com essa insatisfação do amigos pela ocupação a gente começou o diálogo e o PSD veio para compor a chapa como vice na nossa pré-campanha. E veio também a vereadora do PSD Irmã Katia, que também saiu nessas alturas do campeonato lá da base do prefeito e veio para compor com a gente. O presidente do PSD vai ser o nosso vice, Augusto César, e a vereadora Irmã Cátia também do PSD vem para fortalecer a nossa caminhada", disse Patrícia Vasconcelos, ao Piauí Hoje.Com.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: