
Em 11 de outubro é comemorado o Dia Municipal e Estadual das Meninas e esta semana, a vice-governadora Regina Sousa participou de seminário com jovens atendidos em projetos desenvolvidos no estado pela Plan Internacional, organização não governamental que atua no Piauí desde 1997. E destacou que é preciso prepará-las para enfrentar as questões de gênero agora e no futuro para que não sofram com discriminação, preconceito e a violência contra a mulher.
Regina Sousa elogiou o trabalho da Plan International que atua na questão de gênero, com enfoque nas meninas, preparando-as para enfrentar os problemas existentes no mundo, como discriminação, machismo e agressões. “Preparando para o que elas vão enfrentar pela frente e também para ir combatendo esses problemas para que na fase adulta não vivam o que nós vivemos, uma explosão de feminicídio, agressão, estupro contra as meninas, e falta de espaço público e discriminação”, chama atenção a vice-governadora
A gestora enfatizou o projeto Escola de Liderança para Meninas, desenvolvido pela Plan em Teresina e que tem 23 alunas da zona rural. O projeto trabalha questões como direitos, participação e discussão de temas que motivem as meninas a serem protagonistas de suas vidas. “Vai educando essas meninas a ter outra postura em relação às questões de gênero”, acrescentou Regina
Para Milena Leitão, moradora do povoado Soinho, o projeto a ajudou a reconhecer os seus direitos quanto menina e na sua evolução. Ela contou que será multiplicadora de informações na comunidade em que mora proporcionando que mais meninas conheçam e lutem pelos seus direitos.
A gerente de Gênero e Incidência Política da Plan International, Viviana Santiago, destacou que o Estado do Piauí tem se destacado na questão de gênero, já estando em vigor a lei que estabelece o 11 de outubro como o Dia das Meninas, um caminho para garantir políticas públicas que ajudem a reduzir as diferenças entre meninos e meninas.
A Plan International todo ano promove a campanha “Meninas Ocupam” que, por um dia, uma jovem vive um dia de autoridade. A Regina Sousa vai receber uma menina que será vice-governadora por um dia, em data a ser marcada no mês de outubro pela organização não governamental.

Fonte: CCOM