Política

Com apoios, Rafael tem 53,5% dos votos válidos contra 30,9% de Silvio; diz VOX POPULI

Rafael Fonteles tem o apoio de Lula e Wellington Dias enquanto Silvio Mendes tem o apoio de Ciro Nogueira

Da Redação

Sexta - 24/06/2022 às 07:41



Foto: Montagem Rafael Fonteles X Silvio Mendes
Rafael Fonteles X Silvio Mendes

O pré-candidato Rafael Fonteles (PT) teria 53,5% dos votos válidos com apoio do ex-presidente Lula e do ex-governador Wellington Dias se a eleição para governador fosse hoje. É o que diz pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi,  realizada entre 15 e 19 de junho de 2022, com 800 pessoas de 44 municípios do Piauí 

O pré-candidato do União Brasil, Silvio Mendes, com apoio do ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (Progressistas), aparece com 30,9% dos votos válidos. Na sequência, vem Major Diego (PL), com apoio do presidente Bolsonaro, com 5,6%. Venício do Ó (PTB), com apoio de Roberto Jefferson; Gessy Fonseca (PSC), com apoio do Pastor Everaldo; e Wallace Miranda (Novo), com apoio de Eduardo Ribeiro, têm 2,8% cada um.

No cômputo geral, Rafael lidera na pesquisa estimulada com 38% das intenções de voto, com apoio de Lula e de Wellington, contra 22% de Silvio Mendes, com apoio de Ciro Nogueira. Major Diego tem 4% com apoio de Bolsonaro; Venício do Ó, com apoio de Roberto Jefferson; Gessy Fonseca, com apoio do Pastor Everaldo; e Wallace Miranda, com apoio de Eduardo Ribeiro, têm 2% cada; e outros somam 2%. O total de 14% votaria nulo ou branco e 15% não quiseram ou não souberam responder.

A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Foi registrada em 15 de junho junto à Justiça Eleitoral sob o número PI-07483/2022. A pesquisa para Presidente foi registrada sob o número BR-06774/2022.

EMPATE TÉCNICO NA ESPONTÂNEA 

Na pesquisa espontânea para governador, os pré-candidatos do PT e União Brasil aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Rafael tem 8% das intenções de voto e Sílvio 10%. Ainda são citados espontaneamente pelos entrevistados: Wellington Dias, com 5%, e outros nomes com menos de 1%, que somam 3%. Onze por cento votariam nulo ou branco e 63% não quiseram ou não souberam responder.

Rafael é o pré-candidato que representa a renovação da política no Piauí

A pesquisa da Vox Populi também entrevistou os piauienses sobre quais dos pré-candidatos ao governo representa a renovação da política no Piauí. Rafael Fonteles (PT) saiu à frente com 26%, seguido de Sílvio Mendes (União Brasil) com 21%, Gessy Fonseca (PSC) com 2%, Major Diego (PL) com 2%, Venício do Ó (PTB) com 2%, Wallace Miranda (Novo) com 1%, Ravenna Castro (PMN) com 1%, Gustavo Henrique Senador (Patriotas) com 1%. Alessander Mendes (Podemos) não pontuou. 16% dos entrevistados escolheram nulo ou branco e 26% não souberam ou não opinaram.  

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: