Política

VIAGEM INTERNACIONAL

Rafael Fonteles se reúne com governadores do Nordeste na Holanda em busca de investimentos

Na Europa, os governadores do Nordeste buscam atrair investimentos na área de energias renováveis

Da Redação

Segunda - 13/05/2024 às 08:22



Foto: Divulgação Rafael Fonteles participou do encontro de alinhamento ocorrido em Amsterdam, na Holanda
Rafael Fonteles participou do encontro de alinhamento ocorrido em Amsterdam, na Holanda

Em Amsterdam, na Holanda, o governador Rafael Fonteles (PT) participou, nesse domingo (12), de reunião com governadores do Nordeste que estão na Europa em busca de investimentos. No encontro, foram apresentados o contexto, objetivos e agenda da comitiva por parte do comitê organizador do Consórcio Nordeste (CN) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). 

O objetivo da viagem é promover relações diplomáticas entre a Região Nordeste e países da Europa, com vistas a atrair investimentos, em especial na área de energias renováveis.

“Em Roterdã a gente vai participar do maior evento de hidrogênio verde do mundo, e o Nordeste se posicionando como a melhor região do planeta para a produção desse combustível do futuro. A agenda segue depois para Bruxelas e Berlim” explicou Fonteles.

O CN vai apresentar aos investidores o potencial da região e as condições favoráveis para produção de energia limpa. O Nordeste tem a maior concentração de parques eólicos do mundo. Juntos eles geram 28,7 gigawatts de energia, o que corresponde a 89,9% da produção nacional desta matriz. Possui também excelentes níveis de irradiação solar, produzindo 8,1 gigawatts de energia fotovoltaica, o equivalente a 57% da geração no Brasil.

Para o secretário do Planejamento, Washington Bonfim, a presença dos nove governadores e delegações de todos os estados da região fortalece a representação nordestina nesse momento importante de transição energética.

“O Nordeste é a liderança na questão eólica, na questão da energia solar, está fazendo investimentos importantes na área do hidrogênio verde, também tem potencialidades minerais, portos, caatinga, quer dizer, a gente tem muitas potencialidades para mostrar para o mundo nesse momento de transição que nos impõe a mudança climática” considerou Bonfim.


Os estados nordestinos têm interesse também em ampliar cooperações técnico científicas, bem como incrementar o fluxo comercial com o continente europeu.

A comitiva piauiense é composta também pela primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles; o presidente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), Victor Hugo Saraiva; a diretora do Departamento de Relações Internacionais do Estado do Piauí, Joana D’Angelo Martins; e o vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo.

Na terça-feira à noite, Rafael se desliga da missão na Europa, deixando representantes do Governo do Estado para os eventos no continente europeu. O chefe do Executivo Estadual segue para Nova York, EUA, onde terá compromissos até o final da semana, buscando investimentos para o Piauí.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: