O governador Rafael Fonteles recebe nesta segunda-feira (1º), em Teresina, sete governadores do Nordeste. A capital piauiense sediará a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. O encontro, que será realizado em um hotel na avenida Marechal Castelo Branco, é promovido pelo governador do Piauí e atual presidente do Consórcio. O único ausente será o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).
O ponto central da Assembleia será a celebração de acordos de cooperação e o anúncio de um pacote de investimentos da ordem de R$ 127,8 bilhões para o Nordeste. O evento servirá como palco para a divulgação dos projetos selecionados na Chamada Nordeste, um programa de financiamento voltado para o setor industrial da região. A seleção será apresentada em conjunto por diversas instituições financeiras e de fomento, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)
Lançamento do Centro de Inteligência Artificial
Outro destaque da reunião será o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN). Esta é uma iniciativa do Consórcio em parceria com a Dataprev e a multinacional chinesa Huawei. O CIAN prevê uma série de ações estratégicas para o desenvolvimento tecnológico regional com a implantação de infraestrutura avançada para IA no Nordeste, formação de especialistas na área., criação de modelos de IA para solucionar desafios regionais, transferência de tecnologia entre Brasil e China e fortalecimento do ecossistema de inovação, visando atração de investimentos e desenvolvimento socioeconômico.
Participarão do encontro, além de Rafael Fonteles (PT-PI), os governadores Carlos Brandão (PDT-MA), Elmano de Freitas (PT-CE), Fátima Bezerra (PT-RN), João Azevedo (PSB-PB), Raquel Lyra (PSD-PE), Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Paulo Dantas (MDB-AL).
Mais conteúdo sobre: