Política

PERÍODO CHUVOSO

Rafael Fonteles faz alerta sobre chuvas e pede para prefeitos cadastrarem danos

Fonteles reforçou que os prefeitos devem realizar o cadastramento correto das situações de calamidade e dos danos sofridos pelos municípios

Da Redação

Domingo - 08/03/2026 às 09:20



Foto: Prefeitura de Corrente Em Corrente foi decretado estado de emergência por causa das fortes chuvas
Em Corrente foi decretado estado de emergência por causa das fortes chuvas

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), fez um apelo à população para que siga rigorosamente os alertas meteorológicos emitidos pelas autoridades. O gestor destacou que o sistema de notificações via SMS e WhatsApp é fundamental para evitar tragédias e perdas de vidas, citando como exemplo as graves ocorrências registradas recentemente em estados como Minas Gerais e São Paulo. 

Segundo Fonteles, o estado avançou no monitoramento preventivo em parceria com o governo federal, permitindo que as famílias se programem antes de eventos climáticos extremos.

Embora o Piauí não tenha registrado mortes decorrentes das chuvas em 2026, o governador alertou que o cuidado deve ser redobrado, pois a previsão ainda indica muitos dias de precipitações intensas. 

Além da segurança física, o governo estadual articula com os ministros Waldez Góes (Integração) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social) o suporte financeiro às famílias atingidas. Há a possibilidade de antecipação de benefícios como o Bolsa Família e o BPC, além do envio de mantimentos e recursos para recuperação de infraestrutura.

Para que o auxílio federal chegue com agilidade, Fonteles reforçou que os prefeitos devem realizar o cadastramento correto das situações de calamidade e dos danos sofridos pelos municípios

“Os prefeitos precisam fazer o dever de casa no cadastramento da situação de calamidade e dos danos ocasionados para que os benefícios garantidos por lei cheguem o mais rápido possível. Há possibilidade de antecipação de benefícios como o Bolsa Família, o BPC, além de ações como envio de alimentos e recuperação pós-desastre”, explicou.

A integração entre as esferas municipal, estadual e federal é vista como o pilar central para mitigar os impactos das enchentes e garantir a assistência necessária às populações em áreas de risco. O governo segue em monitoramento constante, orientando os cidadãos a evitarem deslocamentos desnecessários durante alertas de chuvas fortes.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: