O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exonerou todos os deputados estaduais que estavam ocupando cargos no primeiro escalão do Governo do Estado. Ao todo, sete parlamentares deixaram secretarias e coordenadorias para reassumirem seus mandatos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
As exonerações foram oficializadas na edição de segunda-feira (1º) do Diário Oficial do Estado. Dias antes, na quinta-feira (27), o deputado Thales Coelho (Progressistas) também havia sido exonerado do comando da Secretaria de Saúde de Picos.
O retorno dos deputados ocorre em um momento considerado decisivo no calendário legislativo. Os parlamentares têm até o dia 3 de dezembro para apresentar suas emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Com o retorno dos parlamentares, a Alepi passa a operar novamente com sua formação original, fator que pode influenciar diretamente a discussão e votação de matérias importantes enviadas pelo Executivo ainda em 2025.
O movimento é considerado rotineiro, mas também reforça a articulação política do governo na reta final do ano legislativo, especialmente no período de definição de orçamento e alocação de recursos para 2026.
Confira a lista dos parlamentares que deixaram o Executivo para voltar à Alepi:
- Fábio Xavier (PT) – Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural
- Nerinho (PT) – Secretaria da Defesa Civil
- Janaínna Marques (PT) – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico
- Firmino Paulo (PT) – Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica
- Simone Pereira (MDB) – Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
- Flávio Nogueira Júnior (PT) – Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)
- Carlos Augusto (MDB) – Secretaria de Justiça (Sejus)
A volta dos deputados titulares aos seus mandatos provoca, automaticamente, a saída dos suplentes que estavam em exercício.
Veja quem deixou a Assembleia:
- Elisângela Moura (PCdoB)
- Oliveira Neto (PT)
- Warton Lacerda (PT)
- Hélio Rodrigues (PT)
- Marcus Vinícius Kalume (PT)
- Ziza Carvalho (MDB)
- Tiago Vasconcelos (MDB)