Política

BTG PACTUAL

Rafael Fonteles destaca potencial do Piauí durante evento do BTG Pactual nos EUA

O governador apresentou as duas principais bandeiras de seu governo: o Hidrogênio Verde e a Inteligência Artificial

Da Redação

Quarta - 15/05/2024 às 16:50



Foto: Reprodução O governador Rafael Fonteles em participação no painel
O governador Rafael Fonteles em participação no painel "Oportunidades e Desafios no Brasil"

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (15), do BTG Pactual Brazil & The World Economy, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento reúne líderes e executivos do Brasil e do mundo para discutir como a economia do Brasil se apresenta globalmente. Rafael Fonteles apresentou as duas principais bandeiras de seu governo: o Hidrogênio Verde e a Inteligência Artificial.

Em participação no painel "Oportunidades e Desafios no Brasil", o governador falou sobre a agenda da transição energética e das potencialidades que o Nordeste e o Piauí, em especial, têm de crescer e se destacar mundialmente na produção de hidrogênio verde.

"O Piauí hoje é referência em usinas solares e eólicas, e a gente acredita que essa migração para o hidrogênio verde é uma oportunidade única para o Nordeste e para o Piauí, em particular, se industrializar verdadeiramente", disse Rafael Fonteles.

Em entrevista ao Piauí Hoje.Com, a diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), Fernanda Delgado, afirmou que o Piauí tem um enorme potencial para se tornar um grande polo de produção de Hidrogênio Verde no Brasil.

"O Piauí possui os recursos naturais, com ventos e luz solar altamente favoráveis, indústria de energia renovável já consolidada, o apoio do governo, que tem demonstrado grande interesse no desenvolvimento da produção de hidrogênio verde no estado e declarado a intenção de estabelecer um hub produtivo, além de aprovar leis que concedem incentivos fiscais para empresas", afirma Fernanda Delgado.

Na BTG Pactual, o governador também falou sobre a a universalização da escola de tempo integral, com o ensino técnico aliado à aprendizagem obrigatória de Inteligência Artificial, através de uma parceria com o Google.

O Piauí é o primeiro estado do país a implantar a Secretaria de Inteligência Artificial. Um dos objetivos do órgão é garantir que a IA seja aplicada de forma transparente, justa e inclusiva, “respeitando os direitos humanos, a privacidade e a segurança de todos os cidadãos”. Segundo Rafael Fonteles, a secretaria estará atenta aos impactos sociais, éticos e legais das soluções de IA, buscando sempre o benefício da população.

Ainda, o governador quer estimular a inovação e o empreendedorismo no campo da IA, incentivando a criação de startups e projetos voltados para resolver desafios locais, trabalhando em parceria com instituições de pesquisa, empresas locais, órgãos governamentais e municípios.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: