
O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) criticou a conduta de parlamentares bolsonaristas que, nessa terça-feira (5), invadiram a mesa do plenário da Câmara dos Deputados e impediram a abertura da sessão. Segundo Merlong Solano, a ação representa mais um episódio de ataque às instituições democráticas do país.
“Além de ameaça ao Judiciário, a extrema direita quer parar o Legislativo. Os deputados bolsonaristas invadiram a mesa do plenário da Câmara e impedem a abertura da sessão de hoje. Eles sempre recorrem a práticas golpistas contra as instituições democráticas do Brasil. Não respeitam a Justiça e ameaçam os trabalhos no Congresso. Querem atrapalhar o país! Não conseguirão! Respeitem o Brasil!”.
O protesto dos deputados da oposição ao governo federal é contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Para Merlong Sonalo, o episódio reflete um padrão de comportamento antidemocrático por parte da extrema direita, com ações que buscam criar instabilidade política e prejudicar o funcionamento das instituições.
"A extrema direita mais uma vez mais, com seu caráter autoritário, tomando de assalto a mesa diretora da sessão plenária da Câmara e impedindo o início da sessão, colocando como prioridade máxima para o país para tentar resolver o problema do senhor Jair Bolsonaro".
O parlamentar destacou que, enquanto parte da oposição cria tumulto, a Câmara tem temas de grande relevância para discutir, como a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1, a ampliação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a diminuição do imposto devido para quem recebe até R$ 7.350.
“Por meio da discussão do orçamento e da lei de diretrizes orçamentárias, tratamos de assuntos importantes para o povo. Não é interesse da Câmara parar para se preocupar com Bolsonaro, que precisa se defender perante a justiça. Não aceitamos chantagem, seja de fora, seja de dentro, o Brasil tem que continuar a funcionar", completou.