
O projeto de lei que trata da liquidação e extinção da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta segunda-feira (7). A proposta prevê o repasse total dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a concessionária Águas do Piauí, dentro do modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Segundo o Governo do Estado, a extinção da estatal é um passo necessário após a criação da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que reorganiza a forma de prestação desses serviços no estado.
“Com a instituição da MRAE e a formalização do novo contrato de concessão regionalizada, aprovado pelo colegiado da MRAE, estabeleceu-se uma nova modelagem para a prestação integrada e regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o território piauiense”, informou o Executivo estadual em nota.
A previsão é que a transição seja concluída até o final deste mês, quando a Águas do Piauí assumirá 100% das operações antes sob responsabilidade da Agespisa. No dia 01 de julho, os deputados estaduais aprovaram o nome de Garcias Guedes Rodrigues Júnior para presidir a Agespisa durante o período de encerramento das atividades da empresa.
Fonte: Alepi