Política

ANÁLISE

Presidente do PT fala do resultado de pesquisa e prega humildade no bloco governista no PI

João de Deus Sousa achou o resultado da pesquisa muito positivo para o momento, mas lembra que o pleito ainda está distante e que é preciso humildade

Por Luiz Brandão

Domingo - 02/02/2025 às 16:05



Foto: Arquivo do Piauí Hoje João de Deus Sousa
João de Deus Sousa

O presidente estadual do PT, ex-deputado João de Deus Sousa, avaliou como ótimo o resultado da pesquisa de intenção de votos para o governo do Piauí nas eleições de 2026, realizada pelo Instituto Amostragem, divulgada à imprensa neste domingo (02.02) e que mostra o governador Rafael Fonteles praticamente imbatível na disputa eleitoral do próximo ano.

Os números da pesquisa mostram ampla vantagem e favoritismo do governador Rafael Fonteles em relação a cinco nomes da oposição mensurados no estudo. Em comparação a um dos nomes avaliados, o governador do Piauí alcança até 89,38% dos votos válidos em simulações contra adversários, quatro do Progressistas e um do PL.

"Ótima posição no momento. Mas como a eleição é somente em outubro do próximo ano, vamos comemorar sim a pesquisa, mas com muita humildade. Vamos continuar trabalhando muito pelo povo do nosso Piaui", disse João de Deus ao Piauí Hoje.Com.

Essa é a primeira pesquisa feita em 2025 para medir o potencial dos possíveis candidatos a governador do Piauí em 2026. Nela, Rafael Fonteles (PT) aparece como franco favorito a vencer no primeiro turno e com uma ampla vantagem sobre seus possíveis adversários. Ele seria reeleito no primeiro turno e com ampla vantagem sobre os concorrentes.

Pela pesquisa, o principal e mais forte adversário de Rafael seria o senador Ciro Nogueira (Progressistas), ex-ministro da Casa Civil no Governo Bolsonaro, que aparece com 21,59% dos votos válidos, enquanto Rafael alcança 78,41%. Na pesquisa, a diferença entre os dois é de 56,82% em favor do atual governador do Piauí.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Amostragem entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2025. Foram ouvidos 1.137 eleitores com idade igual ou maior que 16 anos, em 49 municípios do estado. O estudo mostra que o governador Rafael Fonteles consolidou sua liderança política no Piauí.

Na corrida para o Senado, segundo a pesquisa, Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) lideram as intenções de voto, com destaque para o apoio do presidente Lula.

Cenários

Nos cenários testados, Fonteles aparece com folga em confrontos diretos contra possíveis adversários do Progressistas. No primeiro cenário, enfrentando o senador Ciro Nogueira, o governador teria 78,41% dos votos válidos, contra 21,59% do parlamentar. Já em uma disputa contra a deputada Gracinha Mão Santa, a vantagem de Fonteles aumenta para 82,75%, contra 17,25% da adversária.  

O governador amplia ainda mais sua liderança em simulações contra Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano, com 85,01% dos votos válidos, e contra a ex-vice-governadora Margarete Coelho, com 86,87%. No último cenário, contra a suplente de vereadora Samantha Cavalca, Fonteles alcançaria sua maior votação: 89,38% dos votos válidos, contra 10,62% da adversária.  

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<