Política

Piauí não terá Lei Seca e venda de bebidas está liberada nas eleições 2022

Poucos estados aderiram à lei que proíbe a venda e consumo de bebidas alcóolicas no dia da votação

Da Redação

Sábado - 01/10/2022 às 09:08



Foto: Senado Notícias Lei Seca
Lei Seca

Poucos estados aderiram à Lei Seca, que proíbe a comercialização e consumo de bebidas alcóolicas no dia da votação. O Piauí está entre os estados que não restringiu a venda de bebidas alcóolicas no domingo (2) e por isso os bares e supermercados podem vender o produto normalmente neste fim de semana.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) ou a Secretaria de Segurança Pública expediram recomendações sobre o tema em diversos estados. Estados como Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins já publicaram portarias determinando a restrição nestas eleições. 

Antes, havia uma Lei Seca Nacional durante as eleições. Atualmente, essa decisão cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada unidade da Federação.

Veja a nota da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) sobre o assunto:

Nota da SSP

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/PI), esclarece que nas Eleições de 2018 foi baixado portaria sobre o tema e a legitimidade deste ato foi contestada perante o Tribunal de Justiça do Piauí. Sendo assim, nessas Eleições de 2022, qualquer restrição ou proibição, poderão ser emitidas pelo juiz eleitoral das respectivas zonas, onde a Secretaria seguirá as normas determinadas da Justiça Eleitoral.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: