As pesquisas eleitorais divulgadas em Teresina durante as eleições municipais de 2024 não foram manipuladas, mas não conseguiram capturar o sentimento das últimas 72h que antecediam o pleito. É o que disse o deputado Francisco Limma (PT), em entrevista ao podcast do Portal Piauí Hoje.Com.
"Os resultados de cinco, oito dias atrás, podem mudar. As pesquisas precisam captar a tendência e o sentimento das últimas horas que antecipam as eleições. Eu acho que essa é uma das questões que as pesquisas precisam atualizar. Não teve manipulação, não teve fraude", afirma.
O petista também fez uma avaliação dos resultados das eleições na capital. Limma disse que Silvio Mendes ganhou por ter se apropriado da rede de contatos construída pelo ex-prefeito Firmino Filho e que o poder econômico influenciou bastante nos resultados.
"A velha estrutura ainda está arraigada em Teresina e ela conseguiu canalizar muito mais do que Fábio Novo e seu projeto. Existe uma rede de lideranças comunitárias que foi construída pelo PSDB, fortemente coordenada pelo ex-prefeito Firmino Filho, e que o prefeito eleito Silvio Mendes deve ter se apropriado. Outra coisa é o poder econômico. Ele tem uma influência forte nessa história, sobretudo vinculado às eleições proporcionais, e termina levando o voto para as eleições majoritárias", disse.
Para Limma, as ações do governo federal e do governo do Estado não resultam em voto, porque são uma obrigação.
"Não adianta ficar só fazendo obra se não tiver o convencimento íntimo, a relação, o sentimento", disse.
O petista também falou sobre a campanha do deputado estadual Fábio Novo para a prefeitura da capital. Ele destaca que, apesar da influência do governador Rafael Fonteles como coordenador político desse projeto, a campanha de Novo foi fruto do seu traballho.
"A gente acompanhou de perto, foi muito propositiva, com muitas novidades, projetos interessante para a cidade. O ceticismo da população por conta do desastre administrativo de Dr. Pessoa também levou as pessoas a não acreditarem nesse projeto", diz.
Em entrevista ao Piauí Hoje.Com, Limma avaliou também os resultados do PT no geral e fez uma reflexão sobre o futuro do partido. Assista ao vídeo no podcast do Portal Piauí Hoje.Com:
Quem é Francisco Limma?
Francisco das Chagas Limma é natural de Matias Olímpio. Foi prefeito de São João do Arraial e presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.
Engenheiro Agrônomo, prestou consultoria a projetos e entidades afins, inclusive sob convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Elegeu-se prefeito de São João do Arraial em 2004, sendo reeleito em 2008. Renunciou ao cargo que ocupava em 2011 para assumir a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no Piauí.
Eleito deputado estadual em 2014, licenciou-se no ano seguinte para assumir o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural no terceiro governo Wellington Dias e foi reeleito para o legislativo em 2018 e 2022.