Política

Perfil dos candidatos a conselheiro do TCE-PI se mantém ao longo das últimas eleições

Entre os dez candidatos que tiveram suas candidaturas deferidas para a eleição desta quinta-feira (16), três são do área jurídica

Da Redação

Quarta - 15/09/2021 às 15:01



Foto: Divulgação Plenário da Alepi
Plenário da Alepi

A eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) atraiu mais uma vez candidatos com formação jurídica, contábil e em gestão pública. Esses são os principais campos profissionais de onde vieram os postulantes das últimas três disputas.

Entre os dez candidatos que tiveram suas candidaturas deferidas para a eleição desta quinta-feira (16), três são do área jurídica. Thiago Normando e Nayara Negreiros atuam na advocacia. Flávio Teixeira Júnior é promotor da cidade de José de Freitas, região Norte do Piauí.

Os candidatos com currículo dessa área sempre estiveram presentes. Tanto advogados de carreira quanto servidores públicos costumam concorrer às vagas no TCE-PI. No entanto, receberam apenas dois votos nas últimas três eleições. César Aguiar de Andrade foi votado em 2015 e José Arimatéia Dantas em 2012. Cada um foi votado por um único deputado.

Outros três candidatos que concorrerão à vaga aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Luciano Nunes são funcionários públicos. Eles já atuam com finanças e controle do setor público. O administrador José de Jesus trabalha no próprio TCE-PI, Ricardo Teixeira Júnior é servidor da Prefeitura de Teresina e Roosevelt Figueiredo é servidor do Tribunal de Justiça do Piauí.

A presença de funcionários públicos ligados à área de controle financeiro é uma constante nas eleições para conselheiro. Nas disputas de 2010, 2012 e 2015 houve candidatos com esse perfil. O destaque foi o conselheiro substituto do TCE-PI Jaylson Fabianh Lopes Campelo que chegou a ter cinco votos em 2010.

Quatro dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE-PI são deputados estaduais. Eles têm experiência acumulada em funções públicas como secretarias de eEtado e na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Nas últimas três eleições o vencedor era parlamentar. Em geral, pelo menos dois deputados concorrem à vaga de conselheiro do TCE-PI e estão entre os dois mais votados. A exceção foi em 2012 quando Lilian Martins foi a única a participar da disputa.

Fora desses perfis profissionais mais tradicionais, o destaque foi o jornalista e escritor Zózimo Tavares, que concorreu nas eleições de 2010 e 2012. Na primeira eleição, recebeu apenas um voto e na segunda, três parlamentares votaram no comunicador.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: