Política

TRÂNSITO SEGURO

MPPI e TCE lançam campanha para reduzir mortes no trânsito; PM passará a aplicar multas

Piauí teve 1.113 mortes no trânsito em 2025

Da redação

Quinta - 05/02/2026 às 16:11



Foto: MPPI Representantes das instituições que devem atuar no Programa Trânsito Seguro, Vidas Protegidas
Representantes das instituições que devem atuar no Programa Trânsito Seguro, Vidas Protegidas

Policiais militares aplicando multas de trânsito e o estímulo à municipalização do trânsito nos municípios são algumas das medidas da campanha “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas”, lançada nesta quinta-feira (5), pelo Ministério Público do Estado (MPPI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).  O objetivo é frear a violência no trânsito piauiense, que vitimou 1.113 pessoas em 2025, sendo 70% motociclistas. A iniciativa foca inicialmente em 51 cidades do interior que registram os maiores índices de acidentes.

A procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra destacou o papel do Ministério Público na indução de políticas públicas voltadas à segurança viária. “O Ministério Público do Piauí atuará de forma dialogada e colaborativa com os municípios. Ao mesmo tempo, teremos uma atuação firme para que os gestores públicos cumpram seu papel e executem, de forma efetiva, políticas públicas que garantam um trânsito mais seguro e a preservação de vidas”, afirmou.

Durante o lançamento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kennedy Barros, apresentou o Relatório de Segurança Viária, documento que traz um diagnóstico do cenário do trânsito no estado e subsidia a formulação de políticas públicas mais eficientes.

“A construção de um trânsito mais seguro exige cooperação institucional e responsabilidade compartilhada. As parcerias firmadas neste programa fortalecem o planejamento, o controle e a efetividade das ações, permitindo que os dados e diagnósticos se transformem em políticas públicas concretas para a redução de sinistros e mortes no trânsito”, destacou o presidente do TCE-PI.

Os dados de 2026 já preocupam: até o dia 3 de fevereiro, 92 mortes foram registradas no trânsito do Piauí. Além da fiscalização rigorosa contra a embriaguez ao dirigir e a falta de capacete, a campanha prevê melhorias na sinalização e cursos de pilotagem segura em parceria com o Detran. Gestores de grandes cidades como Teresina, Picos e Parnaíba já assinaram a carta de intenções para implementar as medidas. Ao todo, 28 municípios formalizaram a adesão inicial à iniciativa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: