
A morte do ex-prefeito de Teresina, Firmino da Silveira Soares Filho, completa três anos neste sábado, 6 de abril. Ele foi encontrado morto no dia 6 de abril de 2021, em frente ao prédio do Tribunal de Contas da União na capital, onde estava trabalhando depois de deixar a Prefeitura de Teresina. Firmino tinha 57 anos. Se vivo estivesse, completaria 61 anos em dezembro 2024.
Firmino Filho era um dos fundadores do PSDB no Piauí. Foi prefeito da capital por quatro mandatos, de 1997 a 2004 e de 2023 a 2020. Ele era formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, fez mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Foi auditor fiscal do Tribunal de Contas da União e professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Piauí.
Um ano após a morte de Firmino, uma campanha foi lançada em sua homenagem, em seu perfil oficial no Instagram, relembrando momentos marcantes da vida do político e convidando amigos, familiares e internautas a fazer o mesmo, compartilhando alguma história com o gestor.
Firmino faleceu ao cair do 14º andar do edifício Manhattan River Center, na Avenida Senador Arêa Leão, em Teresina. No local fica a sede do Tribunal de Contas da União no Piauí, onde ele cumpria expediente. A Polícia Civil descartou a possibilidade de crime e arquivou o inquérito sobre o caso. O corpo do ex-prefeito está sepultado no cemitério Recanto da Saudade, situado às margens da BR-343.