
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi fechada na madrugada deste sábado (26) após uma mobilização de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). A medida preventiva foi adotada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, assinar um despacho na noite de sexta-feira (25), determinando que a força policial fosse usada para retirar deputados bolsonaristas acampados no local.
A medida tem o objetivo de evitar a repetição de episódios semelhantes ao ataque golpista de 8 de janeiro de 2023. De acordo com informações da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não informou quando o local será reaberto ao público.
Moraes autorizou a prisão dos parlamentares, caso não aceitassem deixar o local. O governador do DF, Ibaneis Rocha, esteve pessoalmente na praça durante a madrugada para tentar conter a tensão entre os manifestantes.
O "acampamento" dos deputados começou na tarde de ontem, quando o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) foi sozinho para o local, montou uma barracada, colocou esparadrapo na boca para protestar contra as medidas judiciais impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele recebeu apoio de alguns populares e de outros parlamentares bolsonaristas que também foram para a Praça.
Jair Bolsonaro é réu por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado.
Fonte: Uol e Metrópoles