Está marcada para a próxima segunda-feira (18), uma reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e emedebistas para selar a aliança do MDB com o PT em nove estados. A candidata oficial emedebista, senadora Simone Tebet, ficará sem palanque.
Em Brasília para eventos e reuniões, o ex-presidente, que lidera as pesquisas para a corrida pelo Palácio do Planalto, abriu a manhã de terça-feira (12) para tentar acertar os palanques regionais.
Em reunião com o senador Eduardo Braga (MDB-AM), Lula acertou o apoio a sua candidatura ao governo do Amazonas, em uma aliança que incluiu ainda o senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato à reeleição.
Até agora, PT e MDB já acertaram alianças, além do Amazonas, no Pará, Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Bahia. São nove estados em que os caciques do partido --entre eles, Braga, Eunício Oliveira (CE) e Jarbas Vasconcelos (PE)-- decidiram que preferem um palanque com Lula do que com Tebet, que hoje tem entre 2% e 4% de intenção de voto nas pesquisas.
Dividido entre Lula, o presidente Jair Bolsonaro e quem defende a candidatura de Tebet, o MDB liberou os Estados para fazerem as alianças que melhor couberem aos diretórios regionais.
Parte do partido defendia que, se a senadora não decolasse até maio deste ano, o partido deveria retirar sua candidatura, mas o presidente da sigla, Baleia Rossi, apoiado pelo ex-presidente Michel Temer, preferiu apostar em Tebet e na aliança nacional com o PSDB.
Eduardo Braga, no entanto, defende que isso ainda seja discutido.
“O MDB está liberado neste momento, mas há uma questão que a gente obviamente precisa conversar. Nove dos 27 Estados já estão no palanque do presidente Lula. Não teria palanque (para Simone). Essa questão precisa ser conversada com Lula e com Baleia”, disse Braga depois de uma conversa que sacramentou o apoio de Lula a sua candidatura.
Eduardo Braga, no entanto, defende que isso ainda seja discutido.
“O MDB está liberado neste momento, mas há uma questão que a gente obviamente precisa conversar. Nove dos 27 Estados já estão no palanque do presidente Lula. Não teria palanque (para Simone). Essa questão precisa ser conversada com Lula e com Baleia”, disse Braga depois de uma conversa que sacramentou o apoio de Lula a sua candidatura.O ex-presidente deve ir a Manaus no final deste mês ou no início de agosto, assim como a Belém, onde estará no palanque de Helder Barbalho.
Lula defende carnaval no orçamento: "Povo não quer só trabalhar, precisa sambar"; vídeo
Lula tem 51,7% dos votos válidos e venceria no primeiro turno, aponta nova pesquisa
Visita de Lula ao Piauí está prevista para o dia 3 de agosto, diz presidente do PT
Fonte: Reuters