Nova rodada da pesquisa presencial do Instituto Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (6) mostra Lula (PT) com 51,7% dos votos válidos no cenário estimulado. Com o índice, o candidato do PT seria eleito para seu terceiro mandato no dia 2 de outubro, quando se realiza o primeiro turno das eleições.
Segundo a estimativa, Jair Bolsonaro (PL) teria 35,6% dos válidos, seguido de Ciro Gomes (PDT) com 6,9%. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) registram 2,3% e Pablo Marçal (PROS) 1,15%. Os demais não chegam a 1%.
No total de votos neste cenário, Lula oscilou um ponto para menos no último mês e tem 45%. Bolsonaro oscilou um ponto para mais e chegou a 31%. A oscilação está dentro da margem de erro, de 2 pontos para mais ou para menos.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos pré-candidatos, Lula oscilou um ponto para menos e foi lembrado por 31% dos eleitores. Bolsonaro foi mencionado por 24%, 4 pontos a mais do que na sondagem anterior.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas presencialmente entre os dias 29 de junho e 2 de julho e tem índice de confiança de 95%. O estudo está protocolado no TSE sob número BR-0163/2022.
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula tem 53% contra 34% de Bolsonaro - com 9% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Contra Ciro, Lula marca 52% a 25% e contra Tebet 55% a 20%. Em ambos os cenários, brancos e nulos são 20% - indecisos são 3% contra o pedetista e 5% contra emedebista.
Fonte: Revista Fórum