Política

CERIMÔNIA

Lula é diplomado presidente do Brasil pela terceira vez; acompanhe

A diplomação garante aos eleitos fiquem habilitados a tomar posse no dia 1º de janeiro

Da Redação

Segunda - 12/12/2022 às 14:13



Foto: Reprodução Diplomação de Lula e Alckimin
Diplomação de Lula e Alckimin

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin participaram na tarde desta segunda-feira (12), da cerimônia de diplomação no prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

Os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Na sessão, o ministro designa dois ministros do Tribunal para conduzirem Lula e Alckmin ao Plenário.

A diplomação garante que os eleitos fiquem habilitados a tomar posse no dia 1º de janeiro.

A cerimônia ocorreu sob forte esquema de segurança. Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados para mandatos de quatro anos que se iniciam em 1º de janeiro de 2023.   O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, assinou os diplomas dos dois.

Em seu discurso, Lula disse que o diploma é "de uma parcela" da população brasileira.  Lula ficou emocionado e chorou durante o discurso.

"Não é diploma do Lula, de uma parcela do povo que reconquistou o direito de viver em democracia. É a certeza de que Deus existe. Sei o quanto custou essa espera pra gente reconquistar a democracia. Farei todos os esforços para cumprir os compromissos, fazer o Brasil mais desenvolvido, justo, com mais qualidade de vida sobretudo para as pessoas mais necessitadas", disse Lula em discurso de posse. 

Lula chora durante discurso na diplomação
Lula vai apresentar relatório detalhado com legado caótico de Bolsonaro

Lula anuncia primeiros ministros; Hadad na Fazenda, Flávio Dino na Justiça

Após bloqueio de contas, PL está sem dinheiro para pagar aluguel de casa de Bolsonaro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: